ULTRAGAZ

ULTRAGAZ
ULTRAGAZ

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A EVOLUÇÃO INVERSA DO HOMEM

A EVOLUÇÃO INVERSA DO HOMEM

“A distância entre autoconfiança e arrogância é quase imperceptível.” (Jack Welch).

Os dias passam, os meses se alternam, os anos se multiplicam e a psicosfera brasileira continua estagnada, visto que foi brutalmente atacada pelo vírus da corrupção, que se espalhou por todos os recantos nacionais do Oiapoque ao Chuí. O povo reclama em altos brados, mas os responsáveis para julgar e punir os culpados são brandos demais com seus colegas de política. A política no Brasil se eternizou em politicagem, enquanto a população sofre com os erros políticos e a ganância desenfreada dos que almejam enriquecer sem fazer força o Brasil se atola mais na condição de País mais corrupto do mundo. A personalidade, no sentido de um eu separado, não tem lugar numa análise científica do comportamento. Personalidade é definida por Skinner como uma coleção de padrões de comportamento. Situações diferentes evocam diferentes padrões de respostas.

Cada resposta individual é baseada apenas em experiências prévias e história genética. Skinner argumenta que, se você basear sua definição do eu em comportamento observável, não é necessário discutir o eu ou a personalidade. Fonte: Teorias da personalidade (James Fadiman e Robert Frager). Ah! Se nós pudéssemos julgar a personalidade de nossas autoridades políticas, e se o nosso conceito servisse para tirá-lo ou não da função que exerce, seria com certeza de bom alvitre. Assim como o povo coloca seus representantes pelo voto direto, da mesma forma deveria ter a chance de julgá-lo e se possível demiti-lo por não cumprimento das promessas de campanha. A expansão da consciência é a realização mais importante para toda a humanidade. Se tomarmos uma atitude expansiva é porque queremos expandir a nossa consciência para percebermos a totalidade das questões e dos assuntos que nos dizem respeito e nos afetam. Sonia Café ilustra muito bem esses pormenores em seu livro (O Livro das Atitudes II). Se não tomarmos uma posição sólida contra as insinuações políticas que acontecem estaremos fadados ao insucesso.

A situação pode se complicar e o lamaçal pode crescer em proporções nunca vistas. A população brasileira tem se mostrado pacata demais diante das ações escabrosas, é preciso atitude e personalidade para que no futuro tenhamos um País mais humano e melhor de se viver. A violência tem dominado os quatro cantos do Brasil, a drogadização tem consumido a vida de inúmeros jovens, os traficantes têm crescido em proporções geométricas, a pornografia se instalou de vez e nenhuma atitude para minora a situação é pensada e colocada em prática. Que País é esse? Quem governa O Brasil? A nau está sem rumo e pode naufragar a qualquer momento. Cuidem-se senhores brasileiros, pois poderemos sofrer um tsunami econômico a qualquer momento. Até o Tio Sam já enfrenta problemas graves e não será difícil o nosso querido Brasil imantar os problemas norte-americanos.

O écran brasileiro está delineado assim: “Tribunal de Contas do Estado (TCE) e os escândalos dos banheiros”. Na Assembleia Legislativa fica tudo como está. Dito de outra maneira: proposta de CPI para investigar escândalo dos banheiros só obteve metade das assinaturas necessárias, pedido de afastamento do deputado Téo Menezes da Mesa Diretora já foi descartado; e o Conselho de Ética até agora não se manifestou. Perguntamos onde está a ética nesse escândalo que o presidente do TCE engoliu por ser o filho dele um dos prováveis envolvidos no escândalo. Será que querem imitar o episódio Sarney? Acúmulo ilegal de renda – Aposentadoria de Teodorico é suspensa. Justiça Federal acatou pedido do Ministério Público Federal, que acusa o ex-presidente do TCE, Teodorico Menezes, por “acúmulo ilícito” de salários. Há 12 anos, ele recebe como contador aposentado do INCRA e conselheiro do TCE. A decisão da justiça que determina o fim do acúmulo de duas rendas por Teodorico Menezes é mais um capítulo de uma novela marcada por uma grande incoerência inicial: o fato de ele, até então, presidir a Corte de Contas do Ceará.

Jurandir diz que assinou convênios com base em pareceres. Presidente do Banco do Nordeste explica assinatura de convênios no escândalo dos banheiros e considera uma “infeliz coincidência” o fato de várias associações ligadas a Teodorico terem firmado parceria no mesmo dia. Preso na Paraíba suspeito de abusar de crianças em seis estados. O suspeito tem uma filha adolescente no Rio de Janeiro e vivia em João Pessoa, como Web designer, com uma mulher e três filhos. Era procurado em seis estados. Usuário de drogas e álcool, as vítimas incluíam garotas de nove a 11 anos. Segundo a polícia, ele parava a menina para pedir informação e, quando estava perto a segurava ou a ameaçava com arma de fogo. Pode Freud? Censura – Filme acusado de louvor à pedofilia é proibido no Rio de Janeiro. A proibição foi sugerida pelo DEM e acatada pela juíza Jatahy Nygaard.

Distribuidor garante que a película se posiciona contra a pedofilia. Tráfico de drogas – PM é preso com 325 kg de maconha. Esta é a segunda vez que o cabo da Polícia Militar, identificado apenas como Nogueira, foi preso em flagrante com drogas. A maconha vinha de São Paulo. Segundo a Polícia Federal, em 2006, o militar foi detido na própria casa com 100 kg de droga. Que coisa My God! Programa – PMS ajudam no combate ao uso de drogas. Com o propósito de educar para evitar uso de drogas, 60 policiais do Ronda do Quarteirão iniciaram formação em programa que faz prevenção entre estudantes.  O Proerd surgiu nos EUA, em 1983, como programa essencialmente preventivo. O projeto foi adaptado para mais de 50 países e chegou ao Brasil em 1992, no Rio de Janeiro. Comitê permanente – OAB-CE irá fiscalizar casos de corrupção. A Ordem dos Advogados do Brasil no Estado do Ceará vai instalar Comitê institucional Permanente de Combate à Corrupção Pública, para investigar, denunciar e até mover ações civis públicas contra mus gestores. Ante a pessoa que sofre, nunca digas “impossível”. Nas sendas de qualquer nível podes doar do que tens; para os outros, muitas vezes, na prova amarga como é, uma só frase de fé define o maior dos bens. Como esse pensamento fazemos uma alusão aos poderosos que detêm a maior parcela do vil metal circulante no País, que num momento de brandura pensem em ajudar os menos aquinhoados e principalmente as crianças que passam fome e morrem desse mal terrível, a miséria. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIRCE- DA AVSPE- DA UBT- DA ACE


NO DESENROLAR DA VIDA

NO DESENROLAR DA VIDA

“A alma é uma lamparina cuja luz é firme, porque ela queima em um lugar onde nenhum vento sopra”. (Bhagavad Gita).

Tem muitas autoridades precisando meditar, e elevar a alma para executar relevantes serviços voltados para a sociedade humana. O mundo passa por momentos difíceis pela exacerbação do orgulho, da intolerância e da inveja, mas o mais cruel de tudo é a ambição pelo patrimônio público, cujo viés está direcionado para os impostos pagos pela população. A riqueza é o ponto primordial, mas esquecem de que a labuta do trabalho honesto leva-as as raias da dignidade, no entanto querem almejar a riqueza sem se importarem com o “Modus Operandis” para saciar seus instintos bestiais. Dizem que o presente não existe: é um ponto entre a ilusão e a saudade. Será? Temos debatido constantemente os acontecimentos cruéis das autoridades com a subtração do dinheiro público em benefício próprio, mas nos parece que essa ação maligna já se transformou em coisas banais, visto que as penalizações não existem e as ações daninhas continuam a todo vapor.

Os que assim procedem não encontram pedras de tropeços pelo caminho e suas ações são facilitadas pelos escaninhos do mal. Fatos são relatados, acontecimentos noticiados, mas a teimosia, o vício não se separa dos afanadores do patrimônio público, enquanto isso, o povo continua sofrendo com os aumentos exacerbados do dia a dia. O objetivo de superioridade pode tomar uma direção tanto positiva quanto negativa. Quando o homem inclui preocupações sociais e interesse pelo bem-estar dos outros, desenvolve-se numa direção construtiva e saudável, mas quando o direcionamento é contraditório torna-se uma perversão neurótica podendo causar uma falta de interesse social. Normalmente não conseguem dar o reconhecimento e a satisfação pessoal que todos almejam e o reconhecimento morre no nascedouro. É nesse sentido que caminha a política brasileira.

Senão vejamos: “Iraniano condenado a 128 anos de prisão”. Farhad Marvizi e sua mulher foram-sentenciados nos crimes de lavagem e evasão de divisas. Considerado perigoso mesmo estando preso, ele foi transferido em sigilo para a penitenciaria de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Mesmo condenado a 128 anos, Farhad Marvizi não cumprirá mais do que 30 anos de pena, que é o máximo determinado pela legislação brasileira. Mesmo que receba condenações por outros crimes que lhe são imputados, as penas deverão ser unificadas para o limite permitido. Marvizi é naturalizado brasileiro. Policiais civis ameaçam parar 100%. Governa bloqueia salário de policiais e gera reação da categoria. Decisão pela greve geral será tomada em assembleia.

Parece até que o nosso governador transformou-se de uma hora para outra num tremendo ditador. Será que os que fazem a Segurança Pública do Estado não podem fazer greve reivindicando melhores condições de trabalho e salários? Todos que trabalham em prol do social em nosso Estado são miseravelmente remunerados. Como pode o governador ter uma serviço social a altura as vésperas de uma Copa do Mundo de Futebol, se a referida autoridade não dá a mínima para resolver os problemas gravíssimos que enfrenta o social cearense. Aumento de salários só para a cúpula e para os políticos. Isso é uma vergonha. Trânsito – A ditadura do “a vida é minha!”. Depois da autoescola, as ruas apontam o desafio real: prudência e cidadania precisam sobrepor a pressa, a fiscalização ausente e a legislação omissa.

O que diz o sociólogo, o engenheiro e os usuários sobre o dia a dia do tráfego. Segurança. O primeiro objetivo da coletividade é também a última lembrança quando a pressa fala alto. O tráfego das grandes cidades cutuca, estressa, atrasa. Cortadas rápidas, desrespeitos anônimos e infrações de trânsito ocupam o espaço da calma e da boa vizinhança. A legislação bem podia ajudar. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi elaborado há 14 anos, em 1997, não prevê artigos específicos às motocicletas. Pudera a realidade das cidades grandes à época era outra. Conforme o engenheiro civil e mestre em transporte, Creso de Franco Peixoto, mesmo omissa a redação inicial da lei previa menção à moto, vetada em seguida. A moto deve trafegar como carro.

O espaço está ali para evitar batidas laterais. Na real são esses problemas cruciais que preocupam os perdestes e até motoristas, além do mais o excesso de semáforos é outro ponto crucial para desafogar o trânsito. As ruas interditadas por obras intermináveis é outro empecilho, ademais a imensa buraqueira que tomou conta da cidade. Um estudo mais apurado e a conscientização de motoristas e pedestres devem ser bem visto. O excesso de placas de estacionamento proibido e a famosa zona azul são outros entraves. Construções de largas avenidas é ponto primordial é não dever ser descartado, bem como a construção imediata de vários viadutos. Só assim se resolve o problema do trânsito em Fortaleza. No marasmo em que se encontra a AMC (Autarquia de Trânsito) que nem efetivo tem e o que tem só é usado para multar complica ainda mais a situação.

Volta às aulas vira provocação. A hora de deixar os filhos no colégio aumenta o estresse no trânsito. A volta às aulas pede atenção às regras. Desde 2002, o programa Travessia Cidadã, da AMC, formou 638 monitores de 108 instituições para ajudar a organizar o trânsito, como nas sempre conturbadas portas das escolas. Entretanto, sem a conscientização de cada pessoa, qualquer programa cai no vazio.    PM – 155 pessoas são presas em operação. Operação “Força Máxima” da Polícia Militar teve ações nos 184 municípios do Estrado. O trabalho visou o combate à criminalidade. Depois de identificados alguns índices de criminalidade no Estado, mesmo com um contingente reduzido, a Polícia Militar, realizou uma operação que resultou na prisão de mais de 150 pessoas e retirou de circulação mais de 40 armas de fogo. A ação visou combater o tráfico de drogas.  .ALEITAMENTO MATERNO – Ministério lança Guia dos Direitos das Gestantes e do Bebê. Com ilustrações de Ziraldo, o guia destaca os benefício do aleitamento materno. A amamentação só alcança 41% dos bebês do País. Fonte: (Jornal o Povo de Fortaleza).

De vez em quando o governo surge com um programa social em benefício da população, mas infelizmente o programa não atingirá 100% do seu objetivo. Infelizmente! Uma lembrança: “Que somos seres imperfeitos, isso é vero”. O que não podemos deixar é que nos acostumemos com os erros, sem que haja um esforço de melhoramento. Não devemos deixar que palavras de amor, de solidariedade, de fraternidade sejam esquecidas simplesmente porque não nos esforçamos para aniquilar o egoísmo nosso de cada dia, a inveja entranhada em nosso ego e o orgulho exacerbado. Esse conselho serve para todos, inclusive a nossa classe de políticos. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIRCE- DA AVSPE- DA UBT E DA ACE