ULTRAGAZ

ULTRAGAZ
ULTRAGAZ

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O CEARÁ E SEUS ENCANTOS:


O CEARÁ E SEUS ENCANTOS:

Quando falamos em Ceará temos que colocar em voga, literatura, musicalidade, artes plásticas, artesanato, turismo, belezas naturais e o tradicional humor cearense, conhecido em todo o Brasil. Ceará terra da luz cantada em provas e versos, a loira e desposada do sol, a terra de Iracema, a terra alencarina. O estado do Ceará é rico em diversos aspectos: no petróleo, na culinária, na agricultura, na piscicultura, nas belezas naturais, nas praias, lagoas, serras, na música, nas rendas, no humor, romarias religiosas e outros apetrechos culturais. Uma hospitalidade fora de série faz do povo cearense um dos mais divertidos da nação brasileira. Mesmo com a chegada do progresso e da modernidade o Ceará ainda tem praias afrodisíacas e nativas, bem como um rico folclore, um vasto sertão pronto para irrigação.

O boom do estado é o grande número de resortes e usinas eólicas localizadas em locais onde o vento é constante. O Ceará tem história começando pela miscigenação de colonizadores europeus, indígenas catequizados e aculturados, depois da grande resistência à colonização de mulatos e negros que viviam tanto como povos livres e escravos. O desempenho independente do Ceará começou com a sua separação do estado de Pernambuco no ano de 1789, e sua história foi destacada por movimentos e lutas armadas. Reluz a história que um navegador espanhol de nome Vicente Yáñez Pinzón atracou na enseada do Mucuripe, antes mesmo de Cabral e existe muita veracidade no assunto, visto que muitos historiadores já conhecem de co e salteado essa façanha. Primo do navegador Diego de Lepe, integrou a primeira Armada de Cristovão Colombo que descobriu a América em 1492, tendo comandado a caravela Niña, tripulada por vinte e quatro homens, que armou os seus gastos.

A sua embarcação foi incumbida de socorrer a nau Santa Maria, que encalhou em 25 de dezembro de 1492, na costa da ilha de São Domingos. De retorno a Espanha, em 1495, obteve licença dos soberanos para empreender novas expedições ao novo continente. Quatro anos depois, partiu com uma esquadra de quatro caravelas tendo sido considerado o primeiro navegador europeu a cruzar a linha do Equador na região das Américas, tendo descoberto várias ilhas naquela região. Nessa expedição, alcançou à costa do Brasil, tendo avistado um grande promontório, que chamou de Santa Maria da Consolação (sobre o qual atualmente os autores se dividem, considerando-o ou o cabo de Santo Agostinho litoral sul de Pernambuco) ou a ponta do Mucuripe, (na cidade de Fortaleza), do qual tomou posse para a Espanha em 26 de janeiro de 1500. Na ocasião, registrou-se um violento combate com os potiguares. Infletindo para o Norte, Pinzón atingiu em fevereiro a foz do rio Amazonas, a qual denominou de "mar Dulce", de onde prosseguiu para as Guianas e daí para o mar do Caribe.

Na costa do Brasil, Pinzón teria capturado trinta e seis indígenas. Pinzon pisou o solo cearense, antes mesmo de Cabral chegar a Porto Seguro, na Bahia. Não é verdade que o Brasil foi descoberto a 22 de abril de 1500, no Monte Pascoal, região do Trancoso na Bahia: o fato concreto é que o Navegador espanhol do Navio Nina, Vicente Pinzon, da Frota de Cristóvão Colombo, esteve aqui no Mucuripe muito antes de Cabral partir de Portugal, comandando uma flotilha composta por quatro caravelas. A descoberta não entrou nos registros oficiais em consequência das determinações do célebre Tratado de Tordesilhas que demarcava estas Terras como pertencentes a Coroa Portuguesa. E a Espanha não tinha interesses de entregar de bandeja um prato cheio desses como a descoberta de terra abaixo da linha do equador. Para eles era pecado mesmo, e capital!  

O descobridor Vicente Pinzon chegou a batizar a Terra Nova com o nome de Santa Maria de La Consolación, a 2 de Fevereiro de 1500, correspondendo aqui ao dia de Nossa Senhora das Candeias; era praxe batizar as terras descobertas com o nome do santo do dia. Pouco depois, uma outra expedição espanhola, comandada por Diogo Lepe deixou nas Terras cearenses, no mesmo local onde esteve o comandante da Nau Nina, marco de sua passagem, de presente, uma grande cruz de madeira.

Portanto dois meses antes do Português Pedro Álvares Cabral descortinar o Monte Pascoal, a Ponta Grossa do Mucuripe, atual Castelo Encantado, já estava nos mapas náuticos da coroa espanhola. Os livros de história do Brasil são unânimes em informar que as terras atualmente pertencentes ao Ceará foram doadas, em 1535, a Antônio Cardoso de Barros, mas este não se interessou em colonizá-las e nem sequer chegou a visitar a capitania. Ironicamente, quando Barros decide vir à Capitania do Siará (como era conhecida à região correspondente aos seguintes lotes: Capitania do Rio Grande, Capitania do Ceará e a Capitania do Maranhão), em expedição organizada, o navio naufraga na costa de Alagoas (1556), culminando com sua morte. A primeira tentativa séria de colonização ocorre com Pero Coelho de Sousa, que lidera a primeira bandeira feita em 1603, demonstrando por isso certo interesse em colonizar o Ceará.

A história do Ceará é longa e cheia de nuances denotando, por conseguinte a bravura do povo em ter seu estado independente de outros estados brasileiros. As nuanças histórias aqui enumeradas também fazem parte do encanto cearense. O que se lamenta é que o forró de pé de serra, um estilo de música regionalíssima tenha sido desvirtuado pelo forró eletrônico, como se segue: “O forró eletrônico se populariza na década de 1990, e o Ceará começa a despontar, seguindo a tendência do litoral nordestino, como um grande polo de turismo no Brasil.”. Ao longo dos anos 1990, com ações como o Programa de Saúde da Família (PSF), o Estado também realiza grandes avanços na redução da mortalidade infantil. A migração em direção a Fortaleza segue forte, tendo em vista o persistente atraso do interior em comparação com o forte crescimento da capital.

As noitadas em Fortaleza têm sido mais alegres e divertidas com a implantação de casas de shows na orla marítima compreendendo o perímetro Barra do Ceará até a praia do Futuro. No site cearácultural.com.br/ retiramos a seguinte informação:”O sertão do Ceará é vasto e rico pelo povo que ali habita”. Sua religiosidade e sua penúria pelo castigo das muitas secas que, de tão causticantes, foram palco de muitos livros e filmes. Uma das obras mais importantes sobre a seca no sertão cearense é "O Quinze" da escritora cearense Raquel de Queiros. Na música encontramos "A Triste Partida" do poeta cearense Patativa do Assaré grande sucesso com Luiz Gonzaga. Nas épocas de seca é comum o êxodo rural (veja a figura ao lado). Famílias inteiras mudam-se para as cidades a procura de trabalho, pois no sertão quando da estiagem na época de inverno nada se tira: a plantação é perdida e o gado e outros animais morrem pela falta da água. Uma das grandes secas ocorridas no ceará destaca-se a de 1915 (que gerou o livro citado acima) quando muita gente morreu de fome e desnutrição. Grande foi o sofrimento do sertanejo naquele ano.
A região sertaneja, que representa 57% do território cearense, corresponde à área em que as médias pluviométricas situam-se entre 500 e 700 mm. O período seco tem duração de até 8 meses e a temperatura máxima registrada situa-se entre 32 e 33º C, caindo para 23ºC durante a noite. Por causa da baixa umidade (inferior a 70%), a sensação de calor é maior do que no litoral. Assim como no litoral existe a figura do "Jangadeiro", no sertão existe a figura típica do "Vaqueiro". Vestido com a sua roupa de couro para se proteger do mato quando da corrida atrás do boi pelas caatingas, ele é o patrimônio vivo dos sertões cearenses.
A religiosidade do Vaqueiro é explícita quando das festividades de Padre Cícero Romão Batista (Padim Ciço) que ocorrem todos os anos na cidade de Juazeiro do Norte. Padre Cícero foi a grande figura, tanto religiosa quanto política, de Juazeiro do Norte. Os Vaqueiros costumam fazer uma procissão da zona rural até a igreja onde está enterrado Padre Cícero. Como turismo, o sertão cearense é rico em trilhas e zonas de ecoturismos. O Ceará apesar de se localizar numa região árida seu povo é muito hospitaleiro, além das belezas naturais com praias, serras, lagoas, rios e açudes, o Ceará se destaca na música, na literatura, no humor, nas rendas com as famosas mulheres rendeiras, as emboladas, as bandas cabaçais, os cordéis, as trovas, poesias e figuras tipicamente cearenses domo o “seu Lunga”, Patativa do Assaré, Padre Cícero, cego Aderaldo e muitos outros. São apenas alguns detalhes conotados aqui que fazem vislumbrar o nosso Ceará como a terra dos mil e um encantos. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA AOUVIRCE- DA ACE E DA AVESP







POLÍTICA VERSUS POLÍTICA


POLÍTICA VERSUS POLÍTICA

"A grande dor dos pobres é que ninguém nunca tem necessidade de sua amizade. (Maurice Zundel)

Universidade Federal do Ceará (UFC) tem 94% das vagas ocupadas por alunos cearenses. Estudantes do estado do Ceará ocupam 94,1% das vagas da Universidade Federal, os números derrubam a tese de que, com todas as vagas do processo seletivo de 2011 ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (SISU), os cearenses seriam prejudicados. Treze liminares expedidas em apenas um ano. Muitas liminares foram dadas em 206. Do total de 27 concessões para postos de combustíveis, treze datam desse ano. Em 2006, pelo menos 13 liminares autorizando construção foram expedidas por Varas da Fazenda Pública do Ceará para postos de combustíveis que entraram com processo. Uma parte desse total foi assinada pela segunda Vara. Novos médicos são empossados na capital. Novos profissionais de saúde tomaram posse ontem. Secretário da Saúde afirma que a insuficiência de médicos em Fortaleza está relacionada a demandas sazonais.

Número de médicos da rede pública de Fortaleza aumenta com a posse de 15 novos profissionais. Vinte e dois foram convocados para imediata contratação. Até o fim deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde promete a criação de mais 200 cargos médicos. Será que podemos confiar em promessas em se tratando de prefeitura de Fortaleza? Sei não! Os descasos médicos tanto na Prefeitura como no Estado são inúmeros e todos os dias o cenário triste e melancólico é mostrado pela mídia televisiva do Estado. Caminhão carregado de combustível tomba em viaduto. Um caminhão, do tipo bitrem, carregado de combustíveis de aviões, virou na subida do viaduto da Avenida do Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Não houve explosões, nem incêndio. Ninguém ficou ferido. Será que o caminhão carregando esse tipo de combustível queria decolar ou foi vítima dos inúmeros buracos que fazer parte da psicosfera asfáltica da loira e desposada do sol. Um caminhão carregando querosene de avião tombou próximo ao Aeroporto Pinto Martins. Como o líquido é inflamável, haveria risco de incêndio e explosões. O risco foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e técnicos da empresa responsável pelo veículo. Felizmente ninguém saiu ferido. Fortaleza apaga as luzes em nome da natureza. Por uma hora, pessoas de todo o mundo vão apagar as luzes em alusão à campanha “Hora do Planeta”.

Apagar as luzes é gesto simbólico a favor da redução de emissão de gases que influenciam nas mudanças climáticas. Mais do que isso, porém, é preciso reduzir o consumo diário e aumentar o uso de fontes alternativas. Achamos que o esquecimento em fazer à estatística, não se sabe se realmente houve economia de energia. Convém salientar que no dia marcado para o pretenso apagão até a lua estava mais iluminada. Pode Freud?  O mosquito invencível parece ter cansado as autoridades da área da saúde, pois uma epidemia já assusta a população brasileira, aqui no Ceará 19 óbitos foram confirmados. Mais quatro mortes confirmadas por dengue no Ceará este ano, conforme o boletim semanal da doença divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA).

A Dengue é uma doença infecciosa (é uma virose). Tem como etiologia (causa) qualquer uma das quatro variedades (sorotipos), do vírus da dengue. Os sorotipos (variedades) são identificados pelas siglas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Trata-se de um arbovírus (vírus da família do vírus da febre amarela) que só pode ser transmitido ao homem por um vetor (transmissor) um artrópodo hematófago (animal que tem os membros articulados e alimenta-se com sangue - o mosquito Aedes aegypti). Não há transmissão homem-homem, sem a ação do vetor. Que mosquito sem vergonha não respeita ninguém, imaginem se essa epidemia estivesse infestando o reduto dos políticos brasileiros qual à medida que eles tomariam? Infelizmente parece que nós brasileiros em termos de educação, ainda estamos na idade da pedra, pois a destruição do patrimônio público é notória.
Estátuas homenageando pessoas que se destacaram em vários campos são destruídas, as pichações aumentam e enfeiam as cidades, o lixo nas ruas aumenta, a água empossada causa transtornos e em tempo de dengue o mosquito criminoso agradece. Cerca de setenta por cento das crianças de rua foram agredidas em casa. Preparada em parceria da SDH com o Idest, o levantamento ouviu 23,9 mil crianças e adolescentes em situação de rua. É uma população predominantemente do sexo masculino. Uma pequena parcela pernoita em abrigos. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, o relatório completo deve ser divulgado logo que esteja pronto, além disso, a SDH e o Ministério do Desenvolvimento Social apresentarão ações e políticas públicas específicas para essa população.

Em nossa opinião as crianças brasileiras não possuem direitos, além das crianças os adolescentes sentem na pele o mesmo problema. Direitos fundamentais como alimentação, saúde, educação e higiene pessoal, reconhecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ainda não foram garantidos para as crianças e os adolescentes em situação de rua no país. Não é de se alarmar esse fato, pois os brasileiros também não são respeitados, apesar da Constituição Federal lhes garantir direitos e deveres, mas nos parece que apenas os deveres são cobrados. Cezar Peluso: má pontaria salvou jovem. O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) lembrou que no Amazonas, a Polícia Civil já foi extinta uma vez porque era impossível recuperar os agentes. My God em que país nós estamos? Será impossível recuperar agentes de Polícia Civil? Não acreditamos. Antonio Cezar Peluso foi escolhido pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de ministro do STF, por indicação do então ministro da justiça Márcio Thomaz Bastos.

Em 10 de março de 2010, foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal, cargo que ocupará até 2012.  Que país complicado esse nosso Brasil. Presos oito policiais rodoviários por extorsão em Brs. O chefe da delegacia era o líder do esquema e sócio de uma empresa de ônibus. Ele movimentou mais de R$ 2 milhões no período de um ano. A prisão dos envolvidos com o esquema de extorsão mostra quanto à cultura da corrupção está disseminada. Levando em conta o tamanho do país e o número de veículos que por ele circulam, é de se imaginar que o tamanho do problema é bem maior, gerando perdas ao erário público. Aumento no IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) deixa viagens ao exterior mais caras. A elevação de 2,38% para 6,38% no IOF sobre compras feitas no exterior com cartão de crédito afeta ainda compras pela internet.  A medida tem como um dos focos conter o consumo e, consequentemente, a inflação. Os gastos de brasileiros no exterior cresceram muito no ano passado em função da valorização do real frente ao dólar. O remédio genérico para os males brasileiros ainda são os aumentos de juros (Informações do jornal O Povo).  Assim caminha a política brasileira. A Ciência dos fenômenos referentes ao Estado; ciência política. Sistema de regras respeitantes à direção dos negócios públicos.  Arte de bem governar os povos.

 Conjunto de objetivos que informam determinado programa de ação governamental e condicionam a sua execução. Princípio doutrinário que caracteriza a estrutura constitucional do Estado. Posição ideológica a respeito dos fins do Estado. Atividade exercida na disputa dos cargos de governo ou no proselitismo partidário. Habilidade no trato das relações humanas, com vista à obtenção dos resultados desejados. Civilidade, cortesia, astúcia, ardil, artifício, esperteza. Achamos que políticos e a forma política brasileira estão direcionados mais para a politicagem do que para as ciências políticas. A política está assim dimensionada: Política comercial.  Economia - Conjunto de ações do governo relativas ao comércio, e em especial ao comércio exterior do país. Política de rendas - Conjunto de ações do governo no sentido de influir no processo de fixação de salários e preços, em geral com o propósito de prevenir ou combater a inflação.

Política econômica - Conjunto de ações do governo destinadas a influir nas decisões dos agentes econômicos, visando à consecução de determinados objetivos.  Política fiscal - Conjunto de ações do governo referentes a seu orçamento, e que inclui a fixação de impostos e a do nível dos gastos públicos.  Política monetária - Conjunto de ações do governo sobre o sistema monetário, que inclui o controle da oferta de moeda e a regulamentação da atividade dos bancos.  É muita coisa e muita responsabilidade para a qualidade da maioria dos políticos que nos representam. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA AOUVIRCE- DA ACE- DA AVSPE


RONDA DO QUARTEIRÃO

RONDA DO QUARTEIRÃO

“Enquanto não tivermos obtido a visão final, não se esgotará nossa busca de Jesus”. (Um monge oriental).

O tão propalado e badalado “Programa Ronda do Quarteirão” que teria como pai o atual governador do estado do Ceará Cid Gomes, não coaduna com a realidade. Programas anteriores ao “Ronda” tiveram a mesma finalidade, mas sem as pompas do atual “Ronda do Quarteirão”. É um programa de Segurança Pública ‘implementado’ no estado do Ceará em novembro de 2007, em cinco áreas piloto, posteriormente expandida.

Já em 22 de fevereiro do ano de 2008 foi ampliado de 76 para 91 áreas de atuação, abrangendo todos os bairros de Fortaleza, mas na realidade não é isso que presenciamos. Segundo o site Wikipédia, em 12 de junho de 2008 houve a expansão do programa para novas áreas de atuação, abrangendo por completo as regiões de Fortaleza, e as regiões metropolitanas de Caucaia e Maracanaú.

Já no mês de junho de 2009, o Governo do estado implantou o projeto nos municípios de Juazeiro do Norte e Sobral. Uma das promessas de campanha de Cid Gomes nas eleições a Governador. Dizem os filhos de Candinha que o atual governador teria se inspirado no repórter policial da Rede Globo Gil Gomes, setorista policial para criar o programa epigrafado. Conhecido como policiais estudantis por sua indumentária, visto que a mesma não mostra a impressão que o policial deve ter na presença em combate contra a marginalidade. Uma viatura portentosa Hilux, com apenas dois policiais, um na direção e o outro atendendo telefonemas da população.

A antiga dupla Cosme e Damião mudava de aspecto, pois passava do policiamento a pé para o motorizado, com viatura climatizada e computadorizada. Segundo o ex-secretário de segurança Roberto Monteiro, foram gastos 57 milhões para sua implementação. No início do programa houve diversas críticas pelo uso de viatura Hilux SW4  no valor estimado de 165 mil reais cada, o que presumiria gastos de mais de 70 milhões em viaturas para implantação do projeto.

O governador do Estado do Ceará apresentou, como justificativa dos elevedos gastos em viaturas e equipamentos de última geração, a valorização do policial. Nas palavras do governador Cid Gomes, destaca: "Temos hoje o que melhor existe no mundo em tecnologia. Estamos sempre procurando avançar. O Ronda conta com viaturas 4x4 equipadas com câmeras, computador de bordo, GPRS, celular, e motos off-road,  que servem de apoio" .

Só que o governador do nosso Estado não se deu conta, de que segurança não se faz somente com beleza como vem acontecendo na compra de viaturas, e na construção das novas delegacias de polícias. Nos primeiros dois meses houve um balanço do programa em que se criticou o preparo dos policiais no uso do veículo disponibilizado.

Policiais novos, entre 18 e 24 anos, e apresentação de altos índices de acidentes envolvendo as viaturas do programa. Entretanto a imprensa divulgou balanço positivo aquele período, com 51 armas de fogo apreendidas e 181 prisões flagrantes. O primordial na Segurança Pública é o investimento no homem, o que não vem acontecendo, pois os salários são míseros e existe discriminação entre os policiais que fazem o policiamento ostensivo e repressivo(na pedra) termo conhecido na gíria policial.

A metodologia seria essa: “ O sistema consiste em disponibilizar para cada equipe 12 policiais, divididos em três turnos de oito horas. A equipe fica composta em cada turno de oito horas por 3 policiais. Dois deles compondo um viatura Hilux SW4 e uma motocicleta com motociclista de apoio. As duas viaturas, o automóvel e motocicleta, transitam juntas durante o dia. Durante a noite, o componente da motocicleta agrega-se à equipe que transita na Hilux. As viaturas do ronda do quarteirão ficam limitadas a um perímetro de 1,5 km a 3 km quadrados. Esse pequeno perímetro de cobertura para cada equipe permite um tempo de resposta de 5 min. Como as viaturas são compostas por GPS, as mesmas ficam restritas a esse perímetro delimitado pelo comando operacional.

Uma "cerca eletrônica" registra se a viatura sair do seu perímetro. Todas as viaturas são monitoradas em seus deslocamentos. Tempo de resposta consiste no tempo que leva entre a solicitação de um usuário e a chegada da viatura no local. As propostas do Governo são: “Como proposta de aproximação entre policiais e população , a direção desse projeto de segurança pública  disponibilizou o telefone de cada viatura em seus respectivos trechos.

O objetivo seria diminuir o tempo de resposta ao chamado. O usuário chamando diretamente o celular  da viatura, em seu perímetro (máximo de 3 km quadrados), houve diminuição do tempo de resposta em muitos casos, por conta da eliminação do tempo de "retardo" que havia em: registrar a ocorrência no número de emergência (190), aguardar que a operadora do 190 localize a viatura da área, e o tempo que o comando designe que a viatura desloque para local da ocorrência.

O solicitante falaria diretamente com o policial mais próximo de si, não haveria intermediário na solicitação para quem assim desejar proceder.
Juntamente com o telefone daquela viatura , a foto dos componentes da equipe e seus nomes são apresentados em um panfleto distribuído nas residências e comércios em cada perímetro. O objetivo do programa, com essa medida, seria que a população se tornasse mais íntima dos policiais de sua área. Todos os moradores daquele perímetro reconheceriam por nome e fotografias os policiais que lhe atenderiam, ou estariam à disposição.

Pura ilusão, pois a população dos bairros de Fortaleza, principalmente os da periferia estão carentes de pavimentação e saneamento básico e inúmeras ruas nem calçamento de pedra tosca possuem. Pinçando por esse e outros detalhes o sonho do governador deve ter virado pesadelo, pois alguns acontecimentos envolvendo policiais do Ronda estavam enlameando o nome da briosa corporação, Polícia Militar. Nossas autoridades governamentais demonstram não ter afinidade com a Segurança Pública, pois no governo das mudança do ex-governador Tasso Jereissati, com a municipalização do trânsito ele extinguiu sem dó e piedade o Bptran, que além do policiamento de trânsito executava o policiamento ostensivo.

Hoje com a criação da AMC, autarquia municipal de trânsito, a insatisfação da população aumentou, pois o azimute principal da autarquia é a multa, enquanto garrafamentos homéricos se formam, nenhuma autoridade da autarquia surge para desafogar o trânsito complicado da cidade de Fortaleza. Pinçamos do Portal TV Diário/ Verdes Mares o seguinte: “ Policial do Ronda do Quarteirão revela falta de capacitção na PM, notícias publicadas em 29/07/2010, 14:06h. Dormindo em serviço três policiais do Ronda são demitidos, juiz determina que Nissan participe de licitação do Estado, preso terceiro envolvido na morte de soldado do Ronda do Quarteirão.

Policial morre após grave acidente envolvendo viatura do Ronda do Quarteirão, policiais do Ronda danificam calçada de morador em Caucaia. Sem ter a identidade revelada, um policial do Ronda do Quarteirão, em entrevista à equipe de reportagem da TV Diário, revelou particularidades no treinamento dado pela Polícia Militar aos seus primeiros integrantes. Segundo o militar, que ingressou em 2007 na mesma tropa do policial que matou com um tiro na cabeça o jovem Bruce Cristian, os cursos básicos utilizados na formação de um profissional de segurança pública não foram aplicados aos iniciantes no programa do Ronda.

“Treinamentos inadequados para policial Militar foram integrados na rotina do dia a dia como:” “Após a ‘implementação’ do programa Ronda no Quarteirão, os únicos cursos que foram ministrados foram cursos de etiqueta – como segurar talheres, copos ou taças e como se portar em um restaurante – ou cursos de técnicas de relaxamento, uma espécie de tai-chi-chuan.” ressaltou. O policial comentou ainda que na formação de sua turma, não participou de nenhum tipo de curso de abordagem policial, incursão em favela, tiro ou mediação de conflitos. A capacitação e o ensinamento básico para PM não foram empregados para os que entraram no Ronda do Quarteirão, conforme vídeo que se encontra a disposição de todos na Rede Mundial de Computadores, a Internet. Do blog de Egídio Serpa pinçamos o seguinte: “Assinando-se Alfinetador, um leitor deste blog postou o seguinte comentário”.

O autor é policial militar e, pelo que escreveu, não gosta nem do Ronda do Quarteirão, que paga uma gratificação especial aos seus policiais, nem de como o Governo do Estado relaciona-se com a Polícia Militar. Ele mesmo considera que seu texto é “um marco e um instrumento de protesto”, mas a comunidade leitora deste blog está livre para opinar sobre o que diz o Alfinetador. “Peço que, em nome de todos os Policiais Militares deste Estado, seja publicado o texto a seguir, que é um marco e um instrumento de protesto, e que possa chegar aos quatro cantos deste Estado e que todos possam ler e saber como se sente um policial militar hoje em dia”.

Eis o texto: VERGONHA – Eu tenho vergonha do meu gorro surrado, pelo dia a dia suado e que findou manchado, diante da boina do Ronda bonita e italiana. Eu tenho vergonha da minha gandola rasgada, que de tanto lavar está apertada, diante da gandola do Ronda leve e boa de usar. Eu tenho vergonha da minha calça desbotada que de sol a sol perdeu a cor, diante da calça do Ronda, linda, azul e sem rasgos. Eu tenho vergonha do meu cinto de guarnição que quando de serviço ostenta um 38 canela seca e um cassetete de madeira, diante daquele cinto do Ronda, envernizado, cheio de apetrechos singulares e que sempre está equipado com no mínimo uma - ponto 40.

Eu tenho vergonha do meu coturno esburacado e que até já está sem solado, diante daqueles coturnos de marca que custam os olhos da cara e que o homem comprou pro Ronda. Eu tenho vergonha da minha viatura despedaçada, sem trinco, sem vidro nem nada, diante daquelas belezura que só os ricos usam que são as Hilux do Ronda. Eu tenho vergonha do meu contracheque que, depois dos descontos e das compras do mês, não sobra um vintém pra comprar nem por bem um remedinho de emergência, diante daquele contracheque gordo e pomposo que de olhar dá até gosto dos meninos do Ronda. Eu tenho vergonha de ser policial militar neste estado, de ser tão discriminado, diante desta piada que não nos ajuda em nada, este tal de Ronda. Policial Militar desanimado aguardando o suicí… ou melhor, o subsídio. “Parabéns, Governador, por em apenas dois anos dilacerar sem dó nem piedade uma corporação quase bicentenária que não tem absolutamente nada a ver com os caprichos de V.S.a Alfinetador, alfinetando pela última vez…”.

Destruíram a Academia de Policia Militar General Edgard Facó, conquista da PM no governo dos militares, para construírem um pavilhão de feiras. No lugar da academia será construída uma academia única, como à formação policial fosse um liquidificar, onde se mistura tudo e depois vem à bananada em forma de marmelada. Recentemente policiais do Ronda do Quarteirão foram flagradas em orgias sexuais no interior de uma viatura Hilux do Ronda do Quarteirão, sem contar as denúncias constantes de policiais namorando e dormindo em serviço. É duro aceitar uma nova estratégica de policiamento que vem esmaecendo o nome da Polícia Militar, pois o Ronda é conhecido como a Polícia do Governador do Estado do Ceará.

O pior de tudo é que a violência continua crescendo, e os assaltos a bancos no interior do estado aumentando. Dos 184 municípios cearenses poucos estão sendo comandados por delegados de policia e normalmente alguns municípios os efetivos policiais são reduzidos e presa fácil para os audaciosos assaltantes de bancos. Agora o novo Secretário de Segurança é um coronel da PM, que sempre trabalhou com o governador do Estado, o que indagamos hoje é se o coronel Francisco Bezerra tinha tempo suficiente para ingresso na reserva. Será que o estado não dispõe de verba orçamentária para dar um banho de loja onde se aquartela o Comando de Policiamento da Capital (CPC), o 5º. Batalhão e até o Ronda do Quarteirão. Ainda temos que sofrer com descontos exorbitantes de uma Previdência criada pelo estado, que aniquilará com o Hospital da Polícia Militar.

A Polícia Militar tempos atrás tinha Padaria, Torrefação de Café, Armazém Reembolsável, Frigorífico, e uma assistência médica de boa qualidade, com centro odontológico e de fisioterapia. Hoje resta apenas a lembrança de bons tempos e se duvidarem podem até extinguirem a briosa corporação com mais de 150 anos de excelentes serviços prestados a sociedade cearense. O efetivo das Polícias está ultrapassado, a cidade cresceu, a população aumentou e o efetivo é praticamente o do ano de 1972. Não se faz mais polícia como antigamente. Policiais estressados, nervosos, cansados, com problemas familiares, obesos, pois a saudável prática de educação física não existe mais.

A benfazeja prática esportiva escafedeu-se, as inspeções a unidades da capital e interior sumiram e nem o Comando da Décima Região Militar que todos os anos fazia sua inspeção operacional não a executa mais. A IGPM (Inspetoria das Polícias Militares) que prestava grandes e relevantes serviços à corporação entrou em estagnação biológica, nos deixando órfãos e ao capricho do Comandante maior da Segurança Pública, o Governador do Estado.  A PEC 300 o verdadeiro sonho dos policiais foi esquecida na gaveta do atual vice-presidente da República, Michel Temer.  Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA ACE- DA AVSPE- DA AOUVIR/CE-JORNALISTA-RADIALISTA E ADMINISTRADOR