ULTRAGAZ

ULTRAGAZ
ULTRAGAZ

terça-feira, 24 de maio de 2011

A IMPERFEIÇÃO HUMANA

A IMPERFEIÇÃO HUMANA

“Meu Deus, eu creio em vós e em tudo o que revelastes, porque é a Suma Verdade”.

Abra-se para a vida e prossiga estendendo sempre, a todos, os seus sentimentos nobre, em quaisquer circunstâncias. O primeiro beneficiado, inquestionavelmente, será você. A importância da família é de suma importância para atenuar as imperfeições do homem. A família é um exemplo inconteste disso. Os rótulos passaram a ser mais significativos que as expressões de afeto. Quando denotaremos que a imperfeição cada vez mais nos insere no caminho do mal? Durante longas eras da evolução asilamos “modelos mentais” embalados por crenças dogmáticas, mitos, convenções, que, hodiernamente, pesam sobre as interpretações doutrinárias na convivência de movimento social. Sendo o homem como afirma o clichê popular, o produto do meio, ele sofrerá consequências positivas ou negativas, se as escolhas não forem bem apropriadas.

A ética e os bons procedimentos encontram-se cada vez mais escassos, embora sejam cada vez mais procurados. Quase todos os seres humanos almejam atingir esse patamar que enlevam e produzem um belo efeito na sociedade em que participam esses seres. Uma boa amizade pode ter efeito de uma alma dos relacionamentos com o sabor de um elixir, de um somatório de convivências saudáveis e positivas. Tais atitudes vão depender do comportamento de cada um de nós. A escola da vida está aí para nos ensinar, resta-nos delinearmos o que seja bom ou mau. Um bom aluno sempre escolherá o melhor para ele.

Amar e perdoar sempre serão azimutes direcionais que nos levarão a atingir uma espécie de condutor de grupos ou integrante do mesmo, porém temos que encontrar pessoas dispostas a aceitar, compreender e incentivar para nos levar a felicidade e aos bons princípios. Temos que saber colher flores e conviver com os espinhos, arar a terra e produzir uma boa colheita, pois nem sempre à alegria será o ponto forte da nossa vida. A roupa que usamos o conforto dos lares, os recursos financeiros, a saúde e a prosperidade, os recursos amealhados talvez não sejam o que há melhor. O dormir tranquilo e sossegado por ter levado uma vida tranquila idônea, seja uma riqueza incalculável, visto que a honestidade está tão difícil nos dias atuais.

Se o ser humano só pensa na materialidade ele jamais se libertará da imperfeição humana. Os acontecimentos do dia a dia fornecidos pela mídia nos deixam mais tristes e acabrunhados, pois são em sua maioria deletérios e horripilantes. Acidente na cidade de Caucaia na CE-090 deixa seis mortos e nove feridos. Um grave acidente envolvendo dois veículos, próximo à praia da Tabuba, em Caucaia, deixou seis mortos e nove feridos. Os passageiros da Kombi iam para o trabalho, num canteiro de obras de edifício no Cumbuco. O acidente aconteceu próximo à praia da Tabuba, na CE-090. As causas ainda estão sendo apuradas pela polícia. Urbanização – Morro Santa Terezinha ganhará espaço para lazer. A ordem para as obras no Morro Santa Terezinha foi assinada. Reforma custará R$ 10 milhões.

As obras na encosta do Morro fazem parte de um projeto de urbanização de diversos pontos da orla marítima de Fortaleza. O projeto, que possui o selo da Copa 2014, deve revitalizar o turismo local. E o “Castelo Encantado” onde fica? O “Castelo Encantado” é o mesmo Morro de Santa Terezinha. Bandidos pintam e bordam. Violência – Bandidos fazem resgate ousado em delegacia do São Cristóvão. Em ação que deixou dois policiais feridos, traficante conhecido como “Diabo Loiro” foi resgatado do 30º. DP (Distrito Policial) por quadrilha composta por cinco pessoas. Outros 13 presos também fugiram. Os bandidos mataram um acusado de estupro. O 30 DP tinha sob custódia 50 presos. Em ação de resgate do traficante conhecido como “Diabo Loiro”, preso no começo da noite do domingo passado, 14 detentos fugiram.

O Delegado e inspetor foram baleados durante a ação. Crise na Segurança – Delegacias sofrem com lotação de presos e poucos policiais. A superlotação de presos e a carência de profissionais nas delegacias da capital facilitam ações como à registrada no 30º. DP, no São Cristóvão, de onde 14 presos fugiram após resgate de um dos detentos. Delegacia não tem estrutura para abrigar presos. As celas são menores, não há agentes penitenciários nem segurança feita por PMS. O risco de fugas e resgates é maior do que nos presídios. No caso do 30º. DP havia 50 detentos em um local planejado para abrigar, no máximo 16. Esse problema é grave e se arrasta a tempo e nenhuma medida é tomada. Com a palavra o Governador Cid Gomes.

No Lagamar, faltam os resultados práticos de regularização fundiária, reurbanização, organização social e trabalho e renda para as pessoas. Faz pena e dó minha gente. Apenas ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) do Lagamar possui conselho gestor formado. A participação popular é fundamental no processo de concretização das diretrizes do Plano Diretor. Até agora, apenas Zeis do Lagamar possui conselho gestor. A próxima a ter o conselho será a Zeis do bairro Serviluz. Violência aumenta. Mãe é morta e filha baleada na Bela Vista. Acusado de praticar o crime confessou ao delegado ter matado a mãe e baleado a filha. Ele está preso no 5º. Distrito Policial, no bairro da Parangaba. Terceira campanha de desarmamento terá anônima de armas.

O Objetivo é retirar de circulação o maior número de armas possível e promover um debate sobre a violência. Em Senador Pompeu o Ministério Público pede saída de prefeito. Antonio Teixeira (PT) é acusado de fraudar licitações, dentro do esquema de corrupção comandado pelo empresário Moraizinho, preso na Operação Província, da Polícia Federal. Vários secretários foram denunciados. Perigo no trânsito em Fortaleza. Carro bate a 105 Km/h. Duas pessoas morrem. O carro em que seguiam Alan Denys Morais, 25, José Rodrigo Silva Castro, 29, e Tadeu Fernandes, 26, - bateu em um poste de iluminação pública, na Avenida dos Expedicionários. Apenas Alan Denys sobreviveu. Os jovens foram vistos bebendo próximo ao local do acidente. “A Justiça edifica a penitenciaria”. O amor levanta a escola. A justiça tece o grilhão. O amor traz a bênção. “Quem fere a outrem se encarcera nas consequências da própria atitude”. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA AOUVIRCE- DA AVSPE E DA ACE.


RELIGIOSIDADE NA HISTÓRIA

RELIGIOSIDADE NA HISTÓRIA

“Ser grande à frente dos homens é sempre fácil. A astúcia consegue semelhante fantasia sem qualquer obstáculo”. (Emmanuel)

Muito se fala do Antigo Testamento (AT) e do Pentateuco Mosaico, locais onde se encontram os preceitos da religião judaica.  Convém salientar que, a formação da Sagrada Escritura foi lenta e muito complicada. A maior parte dos seus livros é obra de muitas mãos e a composição de alguns deles durou séculos. Assim, o Pentateuco, marcado pelo cunho de Moisés, só conheceu a forma definitiva muitos séculos depois da sua morte (séc. V A.C.); a literatura profética, iniciada com Amós e Oseias (séc. VIII A.C.), terminou com Joel e Zacarias (séc. IV A.C.); os livros históricos, embora contendo tradições do séc. XIII A.C. foram escritos aproximadamente entre os séc. V e I A.C.; e a literatura sapiencial, iniciada com Salomão (séc. X A.C.), só a partir do séc. V A.C. recebeu a sua forma definitiva e alguns livros são do limiar do Novo Testamento.

O livro de Josué está inserido ao Pentateuco Mosaico, por essa razão o nome deveria ser outro, o hexateuco. Quem já leu o livro epigrafado vai encontrar na página de rosto, o que “Deus” disse a Josué, o substituto de Moisés. Tenha bom ânimo, força de vontade, porque tu farás este povo herdar a terra que jurei a seus pais que lhes daria. Essa passagem pode ser encontrada em (Jos. 1:¨6). Como pode “Deus” fazer juramento a um ser humano? E ainda mais, ele irá cumprir o juramento a fogo e ferro, trucidando, matando, “infernizando” a vida dos habitantes da Palestina. De lá foram enxotados os egeus rechaçados das costas e das ilhas do Egeu (filisteus e cananeus). “Destruí todos os lugares” em que as nações que ides submeter à força das armas por adorarem seus deuses, nas montanhas e colinas e sob árvores verdes; quebrai suas estrelas derrubai seus altares, queimai suas estacas sagradas e seus postes, abatei as estátuas de seus deuses. (Deut. 12:2 e 3).

A violência foi tanta e a destruição foi geral. Será que Deus que Cristo pregava tinha essas atitudes e personalidades e o Mestre não ressalta que falava constantemente com Deus. Provavelmente perto do século XIV, antes de Jesus, que os Israelitas se fixaram no país Canaã. Cessaram, pois, de ser nômades para ser fixados ao solo. Trocaram a tenda pela casa. Ademais, quando Josué se encontrava ao pé de Jericó surge-lhe um “anjo” com uma espada na mão para nomeá-lo Príncipe do exército do “Senhor”. Para que Deus quer um príncipe com exército? Certamente para patrocinar outras chacinas, como as que aconteceram em Jericó, com o aval de “Deus”, que vigiava de perto. Pode Freud? Esse “Deus” queria assistir mais um espetáculo de violência, uma sangrenta batalha, que “O levava ao êxtase, a uma espécie de “orgasmo divino”“. (Carlos Bernardo Loureiro). Depois de 40 anos Jericó é destruída e Josué com 40 mil soldados atravessaram “a seco”, o rio Jordão, levando a “arca do testemunho”. Será por isso que nominaram o Deus dos exércitos?

Será que ele se materializava para passar em revista a tropa? O “Senhor” diz a Josué: “Vós, pois, todos os homens de guerra rodearão a cidade por seis dias”. “E sete sacerdotes levarão sete buzinas de carneiro diante da arca; e, no sétimo dia, rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas”. Com grande grita o muro da cidade cairá abaixo e o povo subirá nele, cada qual em frente de si (Josué, 6,2,4,4 e seguintes). Os fatos aqui citados seriam até normais tendo em vista que a história do mundo começa pelo pecado, onde por inveja um irmão mata o outro e ainda recebe as benesses de “Deus”. O Deus de Josué tinha uma mente fértil para a violência, o muro de Jericó caiu, e os israelitas tomaram a cidade com apoio total de “Deus”. Se aceitarmos a Bíblia com as atrocidades do AT, como poderemos condenar a violência de hoje. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIRCE- DA UBT- DA AVSPE- DA ACE