ULTRAGAZ

ULTRAGAZ
ULTRAGAZ

domingo, 12 de junho de 2011

CURA D’ARS

CURA D’ARS

“Sua conversação dirá das diretrizes que você escolheu na vida. Suas decisões, nas horas graves, identificam a posição real de seu espírito”. (André Luiz).


Santo uma nominação humana de uma pessoa que obteve o Céu como recompensa de suas virtudes, bem-aventurado. Palavra de origem latina sanctu, ‘estabelecido segundo a lei’, que se tornou sagrado. A palavra sagrado também deriva do latim sacratu, que se sagrou ou que recebeu a consagração. Concernente às coisas divinas, à religião, aos ritos ou ao culto, sacro e santo. Existe uma interrelação entre as duas palavras como, por exemplo: “inviolável, puríssimo, santo, sacrossanto, profundamente respeitável; venerável; que não deve ser tocado, infringido ou violado. A que não se pode faltar; que não se pode deixar de cumprir”. Pode-se ser considerado um superlativo abstrato sintético sacramentíssimo. A palavra ‘santo’ tem o reforço na sinonímia de quem vive segundo os preceitos religiosos, a lei divina. Diz-se daquele que a igreja canonizou. Puro, imaculado, inocente, respeitável, venerável e venerando. As sinonímias são muito diversificadas para se nominar santo e sagrado, apesar da igreja exigir pelo menos a comprovação de dois milagres.


Segundo a tradição judaico-cristã, atributo de Deus e um dos seus nomes, sublinhando a transcendência da natureza divina.  Aquele que participa da santidade divina pela observância da lei ou pelos sacramentos. Indivíduo que foi canonizado. Nesta acepção a palavra é us. em sua forma normal antes de nomes que principiam por vogal ou H (Santo Antônio, Santo Agostinho, Santo Hilário), usando-se nos outros casos a forma apocopada São: São Bento, São Carlos. A única exceção, rigorosamente, é Santo Tirso, pois as outras duas exceções geralmente lembradas apresentam oscilações: Santo Tomás ou São Tomás; Santo Borja ou (muito mais freqüentemente, ao menos no Brasil) São Borja, que, aliás, como topônimo, ninguém diz de outro modo. Homem muito austero ou de bondade extraordinária. No Brasil está Relacionado às religiões afro-brasileiras e sincretismos dela derivados, outra denominação dos orixás e de algumas outras entidades. Quando relacionamos sincretismo às religiões afro-brasileiras tomaram essa forma, pois os afros estavam impossibilitados de cultuar seus deuses, pois existia uma marcação cerrada da igreja católica e a solução mais viável foi à adaptação de seus deuses aos santos da religião epigrafada.

Na exemplificação e no conteúdo dessa matéria surgiram nomes de alguns santos, mas nossa intenção está ligada a São João Maria Vianney (mais conhecido como Cura d’Ars). Apesar de não ser intelectualizado, esse membro da igreja foi considerado santo vigário, o alto grau de santidade. Seu êxito foi enorme chegando a atrair multidões de várias partes da França e de outros países europeus. Nasceu na pequena localidade de Dardilly, perto de Lyon, na França, no dia oito do mês de maio de 1786. Seus pais eram agricultores bondosos e piedosos. Ele foi consagrado à mãe de Jesus Cristo no próprio dia do seu nascimento e que foi batizado. De 19 de junho desse ano a 19 de junho de 2010, a Igreja católica propõe um ano sacerdotal, um ano de oração pelos padres e um ano de conscientização de seu valor e missão. Esse ano se insere nos 150 anos de morte de São João Maria Vianney, o - Cura d’Ars. Outros detalhes sobre o santo: “Com a subida de Napoleão e a Concordata com a Santa Sé, foi possível a João Maria iniciar seus estudos eclesiásticos aos 20 anos, terminando-os aos 29, depois de mil e uma contrariedades”.


Sua instrução foi precária, pois passou a infância em pleno Terror da Revolução Francesa, com os sacerdotes perseguidos e as escolas fechadas. João Maria tinha 13 anos quando recebeu a Primeira Comunhão das mãos de um sacerdote “refratário” (que não tinha jurado a ímpia Constituição do Clero), durante o segundo Terror, em 1799. Recordar São João Vianney é recordar a comovente simplicidade de um padre cujo único e glorioso título é “O (Cura de Ars)”, o vigário da pequena Ars. Servindo-se de um paradoxo profundamente cristão, em uníssono com uma palavra de Santo Agostinho, ele dizia aos seus paroquianos: “Nós devemos nutrir um grande amor por todos os homens, pelos bons e pelos maus. Quem tem o amor não pode dizer que alguém faça o mal, porque o amor perdoa tudo”. Esse foi seu segredo e é esse segredo que ele passa a quem é cristão: ser rigoroso com o pecado, nunca com o pecador. Quando o jovem sacerdote chegou a Ars, esta era um pequeno aglomerado de casas, contando apenas 250 habitantes, quase todos os agricultores.


Como a maior parte das localidades rurais da França, sacudidas durante 10 anos pelos vendavais da Revolução Francesa, encontrava-se em plena decadência religiosa. Vivia-se um paganismo prático formado de negligência, indiferentismo e esquecimento das práticas religiosas. A cidadezinha de Ars assemelhava-se às paróquias vizinhas, não sendo nem melhor nem pior que elas. Havia nela certo fundo religioso, mas com muito pouca piedade. Como transformá-la num modelo de vida católica, ambição de São João Batista Vianney? Foi ordenado presbítero em 13 de agosto de 1815, com 29 anos foi nomeado coadjutor do Padre Balley, com este competindo na vida de oração, penitência, abnegação e jejum. Foram dois anos preciosos para complementar sua formação cultural e com a graça de ser jovem sacerdote junto a um velho e sábio sacerdote, morto em 1817. Nesses anos não tinha a faculdade de ouvir confissões, pois o julgava incapaz de dirigir consciências. Em 1818 foi nomeado cura (pároco em 1821) da pequena Ars-en-Dombes, com pouco mais de 250 moradores, mais assíduos à taberna e aos bailes que à igreja.


Outra de suas solicitudes foi para com a juventude. Atraía todos para o catecismo. Exigia que este fosse aprendido de cor, palavra por palavra, e só admitia à Primeira Comunhão quem estivesse assim devidamente preparado. Instava com os meninos e adolescentes para que cada um levasse sempre consigo o Rosário, e tinha no bolso alguns extras para aqueles que houvessem perdido o seu. Certo dia de 1818, alguns padres lamentavam, diante do bispo da cidade de Belley, na França a extrema ignorância teológica de um padre, de 32 anos. O padre em questão era ignorante da cultura do século! Tinha sido despedido do primeiro seminário, aos 20 anos, porque não assimilava o latim. A teologia e a liturgia estavam fora do alcance de sua escassa inteligência. Tentara um segundo seminário e pelas mesmas razões, fora recusado. As bondades e os atos praticados pelo vigário chamava a atenção de todos.  Primeiro, pela oração e pelos sacrifícios do vigário por suas ovelhas. Já no dia de sua chegada, o Padre Vianney deu o colchão a um pobre e deitou-se sobre uns sarmentos junto à parede, com um pedaço de madeira como travesseiro.


Como a parede e o chão eram úmidos, contraiu de imediato uma nevralgia que durou aproximadamente 15 anos. Seu jejum era permanente, habitualmente passando três dias sem comer; e quando o fazia, alimentava-se somente de batatas cozidas no início da semana e já emboloradas. Mas ele, sobretudo passava horas e horas - ajoelhado diante do Santíssimo Sacramento, implorando a conversão de seus paroquianos. Uma de suas primeiras medidas práticas foi reformar a igreja que, por respeito ao Santíssimo Sacramento, desejava que fosse a melhor possível. Sua simplicidade e bondade chamava a atenção de todos e muitos jovens da sua época o seguiam com seus exemplos de pureza e bondade. Durante as missas dominicais, pregava sobre os deveres de cada um para consigo, para com o próximo e para com Deus. Falava constantemente do inferno e do que precisamos fazer para evitá-lo: “Ó, meus queridos paroquianos, esforcemo-nos para ir para o Céu. Lá havemos de ver a Deus. Como seremos felizes! Que desgraça se algum de vós se perderdes eternamente!” Ele exigia a devida compostura e atitude própria a bons católicos na igreja, por respeito à Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento. Foi um eterno guerreiro contra as tabernas e afirmava sempre: “Pobre gente, como sois infelizes. Segui vosso caminho rotineiro; segui-o, que o inferno vos espera”.


Ameaçava-os de não só perderem os bens eternos, mas também os terrenos. Aos poucos, por falta de fregueses, as tabernas foram se fechando. Outros tentaram abri-las, mas eram obrigados a cerrá-las. A maldição de um santo pesava sobre eles: “Vós vereis arruinados todos aqueles que aqui abrirem tabernas”, disse no púlpito. E assim foi. Quando elas se fecharam, o número de indigentes diminuiu, pois se suprimiu a causa principal da miséria, que era moral. Sofreu contra as blasfêmias e pregava sempre contra as conversas obscenas, juramentos, imprecações (Rogo, súplica, praga, maldição) e expressões grosseiras, mas soube contornar tudo isso. A história desse santo é extensa e longa demais, mas estamos apondo apenas o que denotamos ser de importância para quem deseja conhecer mais amiúde a vida do Padre Vianney. “Ele dizia que as pessoas que entram num salão de baile deixam na porta o seu Anjo da Guarda e o demônio o substitui, de sorte que há tantos demônios quantos são os que dançam”.


Ergeu um altar em homenagem a São João Batista, e em seu arco mandou esculpir uma frase que dizia assim: “Sua cabeça foi o preço de uma dança! Os bailes da época, em comparação com os de hoje, sobretudo do pula-pula frenético e imoral do carnaval e as novas danças modernas, eram como que inocentes. Mas era o começo que desfechou nos bailes atuais. A vitória do Padre Vianney neste campo foi total. Os bailes desapareceram de Ars. E não só os bailes, mas até alguns divertimentos inofensivos que ele julgava indignos de bons católicos. Junto a eles combateu também as modas que julgava indecentes na época (e que, perto do quase nudismo atual, poderiam ser - consideradas recatadas!). As moças, dizia, “com seus atrativos rebuscados e indecentes, logo darão a entender que são um instrumento de que se serve o inferno para perder as almas”. Só no tribunal de Deus saber-se-á o número de pecados de que foram causa”. Na igreja jamais tolerou decotes ou braços nus. Nos tempos atuais ainda existem padres que agem da mesma forma que o padre Vianney. Ele foi considerado o patrono dos párocos.  


O Papa Bento XVI convocou um Ano Sacerdotal, por ocasião do 150º aniversário da morte do Santo (Cura d’Ars), proclamado padroeiro dos sacerdotes. O tema escolhido para o Ano Sacerdotal é “fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”. A abertura foi em 19 de junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia de Santificação Sacerdotal, em presença da relíquia do Santo - Cura d’Ars. O objetivo, segundo o Papa é “ajudar a perceber cada vez mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade”. Não se sabe se por precaução, sua ordenação foi feita, de forma simples, na capela do Seminário Menor de Grenoble e, em seguida, nomearam-no coadjutor do seu antigo pároco para que este lhe completasse a formação. Ali permaneceu por mais três anos. Não aprendeu nem o básico. Quando muito serviria para capelas distantes de pequenas cidades. No período (1786/1814), a França vivia o clima de efervescência dos tempos da Revolução Francesa e da ascensão e queda do império napoleônico.


A razão humana era a nova deusa e entendia-se que, juntamente com sua filha dileta, a Ciência explicaria todos os mistérios. O que não conseguisse explicar seria utopia buscar nos ensinamentos de fé. Todavia, a Santa Madre Igreja caminhava fiel ao Deposito da Fé e a sua missão libertadora. Alguns dos fatos narrados nessa matéria tiveram como fonte os conhecimentos do Padre José Artulino Bessen, professor e historiador do Instituto Teológico de Santa Catarina. Lacordaire e João Maria Vianney! Que enorme distância intelectual os separava. O século fazia apostas no primeiro, mas Deus dispunha, à Sua maneira, dos dois, cada qual numa área especifica. Por essa razão, os padres estavam queixando-se ao bispo de Belley e pela mesma razão o bispo lhes respondera: “Não sei se ele é instruído; sei que é iluminado”. Na verdade, o Padre Vianney era diferente. A par da simplicidade mais natural e de uma autêntica humildade, irradiava dele algo superior à inteligência, uma forma mais elevada de ver as coisas, que se manifestava nos conselhos que dava no jeito de conversar com as pessoas, de lhes ouvir os problemas e de lhes sugerir soluções ou confortá-las.


Faleceu em 4 de agosto de 1859 com setenta e três anos de idade. Os peregrinos que desejavam confessar-se com ele começaram a chegar. Nos últimos tempos de vida eram mais de 200 por dia, mais de 80.000 por ano. Quando chegou à cidadezinha ninguém veio recebê-lo, quando morreu a cidade tinha crescido enormemente e multidões de peregrinos o acompanharam à última morada. Eram cerca de 100 mil pessoas. A Igreja, que pela lógica humana receara fazê-lo sacerdote, curvou-se a sua santidade. João Maria Vianney foi proclamado Venerável pelo papa Pio IX em 1872, beatificado pelo papa São Pio X em 1905, canonizado pelo papa Pio XI em 1925 e pelo mesmo foi declarado padroeiro de todos os párocos do mundo, em 1929. Esse é o - Santo Cura d’Ars, cuja memória, celebramos no dia 4 de agosto. Brilhante, comovente e de muita inspiração para outros religiosos a vida deste santo padre. Em nossa cidade temos um grande hospital que leva o nome desse santo padre. Pense nisso!


ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA AVSPE- DA AOUVIRCE- DA ACE

PECADO EXISTE?

PECADO EXISTE?

Pecado seria a transgressão da Lei Divina? Ou apenas arranhões nos princípios básicos dos cristãos estabelecidos pelas igrejas cristãs? A liberdade humana é uma liberdade espiritual, isto é, o fruto ou somatório da inteligência e da vontade se causando mutuamente. Existe ser humano que vive no pecado, mas para ele tudo transparece normalidade. A noção de pecado é uma noção estanha a ciência e à filosofia, consideradas em suas especificidades próprias, mas não a uma dada filosofia, a filosofia moral adequada, visto que esta filosofia é um saber iluminado e complementado pela teologia cristã. Todo ser humano para absorver bons princípios deveria pensar e executar uma reforma íntima sincera e responsável. A reforma íntima enobrece o ser humano e aumenta a sua autoestima. Essa autoestia deveria ser repensada no dia a dia, no cotidiano, mas parece-nos que ainda está distante, visto que, o homem não está afeito a obedecer a leis e nem cumprir regras. Sendo um homem sem scripts ele almeja com toda perspicácia o beneficio próprio e de seus familiares, seja de qual maneira for.

Senão vejamos: “Palocci quebra silêncio, mas não explica nada”. O ministro mais poderoso de Dilma finalmente veio a público se explicar sobre as suspeitas de enriquecimento ilícito e tráfico de influência. Entrevistado no Jornal Nacional, Palocci pouco esclareceu as denúncias. Ele negou, contudo, que haja crise no Governo Federal. Palocci não pode explicar o inexplicável.  A cada dia que passa o jovem se embrenha no caminho da perdição e do crime. Polícia prende jovem que roubava eletrônicos. O jovem é acusado de compor quadrilha que arromba carros para roubar eletrônicos. A suspeita de haver no Ceará equipamentos que detectam a presença do notebook no veículo veio à tona por conta de assaltantes roubarem carros com o aparelho, no meio de vários outros sem equipamentos. Pedro Cavalcante Souza, 25 anos, é acusado de fazer parte de uma quadrilha especializada em roubar equipamentos eletrônicos de dentro de veículos.

O que leva um ser humano a roubar? Necessidade, vício, preguiça ou safadeza? Após três anos, obras do Transfor ainda estão longe do fim. O balanço 2008/2011 das ações do Transfor, conjunto de obras de mobilidade urbana, aponta que 70% da 1ª. Fase está concluída. A previsão é de que as obras em importantes vias serão iniciadas até o final do mês de junho de 2011. Com crescimento das cidades e o aumento de carros, a mobilidade urbana se tornou uma questão urgente para gestores públicos e incômodo constante para os cidadãos. Principalmente em capitais como Fortaleza. Dengue uma doença que atormenta governo e população. Mais cinco mortes confirmadas e 2011 supera última epidemia. Em cinco meses, 2011 - contabiliza 48 óbitos por dengue.

São quatro a mais do que 2008 inteiro, quando o Ceará viveu seu último surto epidêmico. Outras ocorrências estão em investigação. Sesa já está em alerta para 2012. Marcha da Maconha é substituída por ato de liberdade. Alternativa dos manifestantes na capital federal, com a proibição pela Justiça, foi negociar com a Polícia Militar passeata pela liberdade de expressão. “Maconha” foi substituída por “Pamonha”. Em São Paulo, houve violência. Não entendemos porque o brasileiro tem uma paixão exacerbada pelos atos nocivos à sociedade e prejudiciais a saúde humana. Quando o homem irá se conscientizar que maconha não faz bem a ninguém. Infidelidade partidária. Comissão do PSDB pede expulsão de Gony Arruda. O parecer da comissão de ética será votado pelos 71 membros do diretório nacional do PSDB.

A sigla questiona a ida de Gony à secretaria de Cid Gomes. Até pouco antes da campanha de 2010, o PSDB era aliado do Governo Cid, mas decidiu romper na última hora. Desde então, se diz adversário, mas, na prática. Alguns tucanos apoiam o Executivo. Plano contra miséria poderá ajudar a controlar a inflação. Essa no duro é mais uma jogada eleitoreira do governo Dilma já preparando o campo para a reeleição. Programa Brasil sem miséria, lançado recentemente pretende erradicar a pobreza extrema do Brasil. As ações começarão pela Bahia. Ministra informa que já obteve apoio dos governadores e quer empenho de prefeitura. O certo seria começar o programa pelo Estado mais carente da população e não pela Bahia. Briga interna do partido do governador respinga em 2012. O racha nacional do partido se evidencia no Ceará em torno das eleições para a Prefeitura de Fortaleza em 2012. De um lado, Eliana Novais, que postula apoio da legenda para se candidatar. Do outro, os Ferreira Gomes.

Quando os Ferreira Gomes se filiaram ao PSB, em 2005, tomaram o controle do partido no Ceará do grupo até então hegemônico – a chamada ala histórica do partido comandada por Sérgio e Eliana Novais. Os dois grupos convivem, embora com atritos, dentro da legenda. Fonte: (Jornal O Povo). Alerta – Bactéria mortal pode ser transmitida de pessoa para outra. O Norte alemão concentra 95% das notificações da bactéria Ehec, que já causou 18 mortes. Um laboratório italiano declarou que ainda está indefinido se os legumes tenham originado o surto da Escherichia coli. A bactéria causa diarreia e pode provocar à chamada síndrome hemolítica urêmica (HUS, na sigla em inglês), que causa diarreia hemorrágica e danos sérios ao fígado, o que, em alguns casos, leva a morte. “Em toda criatura terrestre, há luz e sombra. Destaque sua nobreza para que a nobreza do próximo venha ao seu encontro”. Seus impulsos definem a zona mental em que você prefere movimentar-se. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA ACE- DA AOUVIR/CE- DA AVSPE

NADA A COMEMORAR

NADA A COMEMORAR

A divisão ou ramificação do trabalho não é, pois algo acrescentado de força, ao trabalho. Muito ao contrário, a divisão ou ramificação do trabalho está implicada na própria noção de trabalho: por definição, o trabalho humano é dividido ou ramificado. O intuito da divisão ou ramificação do trabalho tem uma bela destinação alcançar os homens trabalhadores, bem como aqueles que trabalham voluntariamente para o deleite das entidades e instituições sem fins lucrativos, as filantrópicas. O trabalho sempre dignificará o homem e a preguiça levará ao ócio e ao vício. A profissão se enquadra dentro do trabalho escolhido pelo ser humano, mas temos que nos lembrar de que nem só de pão vive o homem, o mesmo não deve extrapolar suas forças trabalhando excessivamente para arrecadar um pouco mais, pois o esforço poderá prejudicar a sua saúde.


Tudo na medida certa e até o ponto em que nosso corpo possa sustentar ou aguentar. O excesso de trabalho leva o trabalhador ao estresse, ao cansaço físico, a fraqueza e às vezes a desestimulação precoce. O trabalho preciso, exato, especial, escreve Jean Lacroix, é o único que cria no espírito hábitos de método e rigor, sem os quais se perde o próprio sentido da verdade. Procuras um trabalho que te dê prazer que nunca sentirás cansaço. Os homens de boa vontade e os da última hora tem um trabalho laborioso e abençoado por Deus. Outros trabalham, mas o pensamento sempre estará voltado no benefício próprio e no ganhar dinheiro indevidamente e ilicitamente.

As classes humanas são diferenciadas por esses pontos, onde uns se fortalecem de maneira fiel e honesta e outros conseguem o poder através da corrupção, da malandragem e até enganando seus próprios companheiros de profissão, por isso sempre afirmaremos ser o homem um ser imperfeito, nascido simples e “ignorante”. O homem tem trabalhado bastante, mas não tem sido regiamente compreendido pelos empresários, pelos políticos, ou a quem está subordinado. Possibilidades de produzir intensamente são recursos preciosos. No entanto, é imprescindível conhecer a substância daquilo que você produz. Capacidade de prosseguir, vida afora, lepidamente, é uma bênção. Não se esqueça, todavia, da direção que seus pés vão tomando através dos caminhos. Até que enfim um ato sensato. Promoção – 800 policiais devem trocar de patente com nova lei.

O projeto de lei altera o tempo mínimo que um militar deve permanecer no posto antes de poder ser promovido. O aumento no número de promoções é uma reivindicação antiga dos policiais militares. Para se ter uma ideia, tem soldados que esperam há mais de 18 anos serem promovidos a graduação de cabo. Obra de duplicação da Avenida Maestro Lisboa prevista para terminar no fim do ano. As obras foram retomadas na avenida epigrafada, na Lagoa redonda. Voltaram também os problemas de trânsito e transtornos para moradores. DER estipula novo prazo para o fim dos trabalhos. As obras de duplicação de 7,2 quilômetros da Avenida Maestro Lisboa começaram em março do ano passado. No meio do caminho, uma empresa desistiu da obra e, neste ano, as chuvas atrasaram mais uma vez o cronograma. Telefonia – TIM pode ter venda de chip suspensa.

Ação Civil Pública pode impedir a operadora de comercializar novos chips no Ceará até que apresente um plano de ampliação da infraestrutura em todo o Estado. As reclamações contra as operadoras de telefonia lideram os rankings dos órgãos de defesa do consumidor. A ação civil pública é um reflexo dessa inquietação dos usuários cearenses. Em outros estados da federação o problema é o mesmo. O sinal das empresas concessionárias de telefonia móvel (celular) está cada vez mais deficitário. Existe também a concorrência entre elas e quem paga o pato é sempre o consumidor. O governo, através do Ministério das Telecomunicações precisam tomar medidas urgentes que possam trazer prazer e alegria aos usuários. Segurança Pública no Brasil é um dos principais entraves, diz estudo. A Segurança Pública é um dos entraves do contexto brasileiros às vistas da Europa.

Junto com o sistema de saúde e os problemas na educação, o tema lidera a lista das dificuldades que o país enfrenta,segundo estudos de um instituto alemão apresentados no seminário “Alemanha hoje”, com a participação da mídia. Prazos imaginários – Por que as obras atrasam no Brasil. Os projetos movidos ou tocados pelo poder público, em todas as esferas, não respeitam calendários. Entre as principais causas está à falta de planejamento, a acomodação, a falta de fiscalização, o uso de material de péssima qualidade e a falta de respeito para com a população. Tudo que é público não é levado a sério como devia. Insegurança e prevenção contra assaltos faz com que a UFC (Universidade Federal do Ceará planeje instalar câmeras nos campi. A administração da Universidade Federal do Ceará decidiu abrir processo de contratação de serviços para instalação de circuito interno de TV.

Medida tem caráter emergencial. Furtos de veículos e até sequestros - relâmpago já foram registrados no campi da Instituição. Expectativa é de que sistema esteja pronto até outubro de 2011. Ciro Gomes diz: Fortaleza não aguenta mais descalabro. Questiona sobre as chances de apoiar um candidato de Luizianne Lins nas eleições do próximo ano, o ex-deputado deu como resposta uma série de críticas à administração petista. As divergências entre Cid e Luizianne Lins vêm de longa data. Nas eleições de 2008, o ex-deputado disse que Fortaleza, sob a gestão petista, era um “puteiro” a céu aberto” e classificou a prefeita de “coronel de saias”. Evite a verbosidade avassalante; quem conversa sem intermediários, cansa ao que ouve. Senhor Ciro Gomes respeite os coronéis, pois são cidadãos de bem.

Quando se referir a coronel explicite que tipo de coronel o que queres dizer. Com essa afirmação grosseira o senhor mostrei que não tem a mínima educação e isso já virou moda em suas afirmações quase se refere aos seus inimigos políticos, mesmo que não goste da prefeita e sua gestão, a pessoa humana merece o devido respeito. O senhor mostrou que não tem educação mesmo, pois de berço não deve ter recebido. “Se a perfídia cruzar seu caminho, recuse-lhe a honra da indignação; examine-a, com um sorriso silencioso, estude-lhe o processo calmamente e, logo após, transforme-a em material digno da vida”. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AOUVIRCE- DA ACE E DA UBT

MENTIR E COÇAR E SÓ COMEÇAR

MENTIR E COÇAR E SÓ COMEÇAR

Se bem me informaram, o termo vocação é um termo fora da moda, pois não é termo científico, afirmaram-me. Se existe um que de verdade só nos resta lamentar, admirar ou desconfiar, pois com as turbas, como diria o padre Antonio Vieira, se trata de um termo altamente significativo, de um profundo sentido humano, e, sobretudo cristão. Qualquer profissão exercida pelo ser humano a vocação deve estar no patamar mais alto, pois se assim não ocorrer o profissional não será de excelente qualificação. Ser ou não ser, eis a questão. Esse resposta pode se uma espécie de voto ou juramento. Você tem dúvidas quanto ao futuro e não sabe a profissão que irá abraçar? Procure um Psicólogo já e dirima sua dúvida. Não estrague sua vida, pois sem a vocação necessária você não prestará bons serviços à população e a sociedade em que vives. Senão vejamos: Palocci deixa o governo. Ele caiu, pela segunda vez.

Quem é a nova ministra. Gleisi Hoffmann substitui Palocci, que pediu demissão. A Casa Civil ganha novo perfil, mas técnico e menos político. Desafio de Dilma passa a ser reorganizar sua articulação com aliados e com o Congresso nacional.  Puro caso de falta de vocação para ser político. Ele pode ter vocação para outras atividades e uma delas seria o enriquecimento ilícito. Transplantes uma situação dolorosa. No Ceará tem 814 à espera de órgãos ou tecidos. Muito se falou e se discutiu em clonagem humana, mas esqueceram de tentar a clonagem de órgãos, pois esse rol de 814 que estão à espera de transplante terão que esperar que outros 814 passem por obtidos para se candidatarem a receber os órgãos. No dito popular seria “cobrir um santo e descobrir outro”. De janeiro a maio, 447 foram transplantados.

Contudo, fila de espera é grande e capacitação esbarra na falta de informação das famílias. Pacientes dependem unicamente da solidariedade de estranhos. Mas desinformação quanto à doação de órgãos é grande. Enquanto tabus não forem derrubados, muita gente vai morrer à espera de um órgão ou tecido. Caixa dinamitado – Assalto frustrado leva medo e insegurança a Groaíras. Desta vez foi à cidade de Groaíras que sofreu ação de ladrões de banco. Uma quadrilha usou dinamite para explodir caixa eletrônico do Bradesco. O assalto foi frustrado, já que não havia dinheiro no equipamento. É bom que se frise que na maioria das cidades do interland cearense também não existe policiamento, pois em muitos municípios o contingente policial é de apenas três homens. No dia em que os políticos tiverem seus patrimônios ameaçados e começarem a se coçar, eles poderão tomar medidas para melhorar o social nas cidades interioranas, pois a maioria em termos de social está zero a esquerda.

O suspeito detido mora na zona rural de Cariré e já tem passagem pela Polícia. Ele foi preso com roupas molhadas e uma bala clava. Conforme as investigações, o grupo deixou a cidade por um rio, o que pesa contra o suspeito. Outras três pessoas seguem foragidas e alvo de buscas. Será? O perigo de pegar onda nas avenidas, empoleirado no ônibus. Torcedores de futebol decidiram seguir viagem em cima de ônibus, na Avenida Aguanambi, enquanto se dirigiam para o Ginásio Paulo Sarasate. Detalhe: o ônibus não estava lotado. Etufor diz que responsabilidade é da empresa. Uma parcela de jovens cada vez mais aderem à canalhice e a falta de educação, pois atos desta natureza não deveriam mais acontecer. Podemos chamar os que praticam esses atos horrendos de seres normais? Claro que não, pois na realidade são verdadeiros irracionais.

Torcedores trepam-se no ônibus, na Avenida Aguanambi. Ato foi perto da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviço e Cidadania (AMC). São verdadeiros palhaços travestidos de cidadãos. Revisão salarial dos professores municipais. Tumulto e confronto em votação na Câmara. Vereadores votaram a revisão salarial dos professores de Fortaleza, mas a categoria continua insatisfeita e prosseguirá em greve por tempo indeterminado. Nesses últimos dias muita confusão entre grevistas e a Guarda Municipal da Prefeitura. Ministro visita o Ceará para iniciar obras em Brs e reverter crise. Após celeuma com o governador Cid Gomes, Alfredo Nascimento chegou a Fortaleza para dar ordem de serviços para a BR-222 e iniciar novas licitações.

Os políticos devem avisar o ministro que várias Brs cortam o estado do Cará e estão em piores condições, comoa Br. 116 uma das maiores do País. E que o senhor governador cumpra o seu papel em recuperar as CEs que também não estão em bom estado de conservação. No início de maio, o Ministério do Transporte anunciou que iria ajudar o Dnit local a dar conta dos projetos para as BRs do Ceará. Dias depois, Cid fez duras críticas aos dois órgãos, acusando-os de incompetência e dando início a uma crise. Morador da zona urbana tem renda 160% maior. Mesmo com a redução da pobreza registrada nos últimos anos, abismo econômico ainda é grande no País. Comissão especial – Piso dos policiais será discutido no Congresso. Presidente da Câmara prometeu a criação de um grupo para tratar do tema, mas o governo dará suas orientações.

Deputados federais irão tentar consenso junto à Presidência e a governadores de vários estados do País. Pesquisa do IBGE – Quase 10 mil crianças sem registro no Ceará. Segundo o Conselho Nacional de Justiça. A emissão do documento é gratuita e deve ser garantida pelo hospital. O dado preocupa devido à importância do registro do nascimento para a garantia dos direitos da criança. Cresce 899% o trabalho infantil doméstico. Para especialistas, a situação configura a falta de prioridade do poder público em garantir os direitos da criança. O Censo do IBGE- assegura que 1.628 crianças e adolescentes, de dez a 14 anos, respondiam em 2010, pelos domicílios particulares, ou seja, realizavam tarefas em seus lares. !97% de universitários a mais no Ceará.

O ensino superior passou por uma transformação radical em 10 anos, mas ainda é pouco diante das demandas do mercado de trabalho. Litoral protegido – Lei no Ceará deve ser mais rigorosa. O zoneamento Ecológico Econômico aguarda regulamentação. Pelo decreto, leis para construções em dunas vai ficar mais rigorosa. Perfil econômico deve mudar. MEC (Ministério de Educação e Cultura) distribui livro com erros.

Material apresenta cálculos errados e frases incompletas; 37 mil escolas receberam a coleção “didática”. O Ministro da “Educação”, Fernando Haddad, admitiu que a revisão dos livros “foi mal feita” e mesmo assim distribuiu os livros. Ato de irresponsabilidade do ministro. O Secretário do MEC, responsável pela encomenda, pediu demissão ao saber da sindicância do CGU. O ministro também deveria ter pedido demissão. Erro gravíssimo o dele, e sem perdão. Grande carga de responsabilidade extermina a existência daquele que ainda não ultrapassou a compreensão comum. Enorme cabedal de conhecimento, em meio de inúmeras pessoas ignorantes, vulgares ou insensatas, é fruto venenoso e amargo, se o espírito ainda não se resignou á solidão. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA AVSPE- DA ACE- DA AOUVIR/CE E DA UBT