ULTRAGAZ

ULTRAGAZ
ULTRAGAZ

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A INFLUÊNCIA DO CLIMA NA VIDA DO HOMEM

A INFLUÊNCIA DO CLIMA NA VIDA DO HOMEM


Existem no planeta terra diversos tipos de clima. Os climas influem sobre a saúde dos seres humanos, bem como nos animais. O clima polar tem as nuanças que a maioria dos povos não queria passar. Pouco sol no verão e nada no inverno, não há concentração de calor, as temperaturas são baixas e podem chegar somente até 10° e por esse motivo, as regiões polares ficam constantemente cobertas por gelo e neve. Já o clima temperado tem uma grande relevância para determinados tipos de pessoas, visto que este tipo de clima pode aparecer nas quatro estações do ano, e ele se divide em: Marítimo: onde as temperaturas são constantes, já o Continental diverge pelos verões quentes e invernos frios e secos, mas não deixa de ser um bom clima. No clima mediterrâneo - neste clima o inverno é mais ameno, porém mais chuvoso, já o verão é mais quente e seco. Normalmente as chuvas ocorrem no inverno e no outono. No tropical as características deste clima costuma ocorrer no verão, onde ocorrem às chuvas e no inverno, mais brando e seco, ele é mais comum nos territórios brasileiros, apresentando assim uma temperatura mais elevada o ano todo.

O clima equatorial é o que ocorre na faixa equatorial, às chuvas são mais frequentes e sua temperatura anual é maior do que 24°C. No Clima subtropical: no subtropical o clima notabiliza-se pela presença das chuvas, sendo mais frequentes, os verões são bem mais quentes e o inverno bem mais frio. Já no clima desértico: Baixo índice pluviométrico apresenta temperaturas maiores que 40°C, porém à noite pode chegar até 0°C, predominando o inverno. O clima semiárido: É o clima onde apresenta poucas chuvas, e além de tudo são mal distribuídas. Este clima está mais para o sertão nordestino. Os climas frios são mais salubres que os climas quentes, os secos, muito mais que os úmidos, os climas das alturas são melhores em comparação o das planícies e os da costa do mar superiores aos dos interiores. O sol nos climas mais quentes podem provocar doenças de pele, inclusive o câncer. Os médicos recomendam que o banho de sol deva ter sua primeira parte encerrada às 10 horas do dia e a segunda iniciada depois das 16 horas. Falando-se em clima não poderemos esquecer-nos da pressão atmosférica.

Ter peso e estar em constante movimentação - são duas das inúmeras características da atmosfera. Portanto, a pressão atmosférica é a ação do peso da atmosfera sobre a superfície do planeta. Pode variar em função da altitude e da temperatura. Quanto menor a altitude a temperatura é maior, e quando a altitude é maior a temperatura é menor. O vento é o ar em movimento. O ar move-se horizontalmente, tanto em superfície como em altitude, mas também se move verticalmente, devido ás diferenças de agentes do relevo que podem ser: a) Internos ou endógenos – Processos estruturais que atuam do ipedloucura para o exterior: tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos. b) Externos ou exógenos – Processos esculturais que atuam externamente, modificando as paisagens, como o intemperismo, a ação das águas, do vento, do mar, do gelo e dos seres vivos entre outro. Seu mecanismo está expresso na primeira Lei da Circulação atmosférica, do holandês Buys Ballot, que diz "os ventos sempre sopram das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão".

Quanto existe alta pressão são chamadas de anticiclonais e são dispersoras ventos. Já na baixa pressão ocorrem as ciclonais que são as receptoras de vento. As pessoas que tem problemas pulmonares e alergias respiram melhor nas regiões frescas, além de se alimentar bem melhor e mais fácil, visto que aqueles que são predispostos a afecções do aparelho respiratório, ou o velho e surrado reumatismo vivem satisfatoriamente nos climas quentes e repelem os úmidos. Quanto maior for à poluição do ar o clima torna-se insuportável para pessoas portadoras de doenças respiratórias e alérgicas. O clima das partes mais elevadas o ar é mais puro e menos pesado, favorecendo aquelas pessoas que são portadoras de doenças pulmonares. Entre elas a tuberculose, os climas de superfície são bem melhores para os asmáticos, os enfisemátosos e os cardíacos. O clima bem estudado e seus aspectos bem entendidos são verdadeiros remédios para determinados doentes. Os climas de praia têm as suas vantagens para quem sofre de escrofulose (De origem tuberculosa, a escrofulose é uma doença que se manifesta pela formação de tumores duros e dolorosos principalmente no queixo, pescoço, axilas e virilhas. Os abscessos podem abrir e libertar uma secreção amarela ou incolor).

A “limpeza do sangue é muito importante no tratamento desta doença por isso deve-se insistir no consumo alimentos depurativos como, por exemplo, o agrião, pepino ou mesmo o abacaxi, e a prática de atividades físicas leves devem ser estimuladas para promover a sudorese”, problemas linfáticos, e de nutrição insuficiente. Existe clima para todo tipo de ser humano. As pessoas delicadas que adoecem com constância devem procuram os climas das regiões ricas de matas, por ter o ar mais oxigenado. As casas de recuperação de doentes, sanatórios devem estar localizadas em locais sem poeira e isento de germes. O clima mexe até com as funções do corpo humano, pois com o excesso de calor o apetite diminui e a velha sede aumenta, as pulsações cardíacas aumentam e a respiração fica mais ofegante.

A insolação, cefaleias intensas, convulsões, vômitos podem ser sua iniciação no excesso de calor, isto é em temperaturas muito elevadas. O cuidado com a higiene diária, a limpeza da casa, do ambiente de trabalho, o uso de pano molhado em lugar dos desinfetantes são ações que melhoram a situação dos doentes. Vejam como o clima tem substancial importância para homens e animais, mas a preocupação com o meio ambiente o homem sempre esquece. O maior predador da natureza somos nós humanos. A conscientização é necessária senão não teremos mais água e em consequência ar puro para respirar.


ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE E DA AOUVIR/CE

CONTROLE DA NATALIDADE

CONTROLE DA NATALIDADE


Uma pergunta assaz interessante? Será que o controle da natalidade resolveria o problema da fome, da miséria, da prostituição infantil e da violência no Brasil? Creiamos que em grande parte os problemas que afetam a humanidade seriam amenizados. Um país com um grande número de habitantes não significa que este será um país rico e de grande potencialidade. O Brasil para diminuir a pobreza e a miséria já deveria ter feito um planejamento estratégico visando o bem – estar da população. Muitas autoridades dizem que seria um conflito certo entre governo e igreja.


Achamos que não, visto que no passado membros da Igreja Católica Apostólica Romana casavam inclusive os Papas. Como os dependentes estavam aumentando numa escala crescente, o Vaticano prevendo que num futuro próximo não poderia arcar com todas as despesas dos membros da igreja e dependentes, proibiu o casamento e inclusive aqueles que estavam casados tiveram que abandonar as famílias, inclusive mulheres e filhos. (J.Mendes). No ano de 705, o Papa Gregório VII ordenou a todos os bispos, prelados e demais clérigos que abandonassem suas mulheres e filhas.

Pergunta-se: porque o Papa teria acabado o casamento dos bispos e padres? Num piscar de olhos qualquer um pode responder. “Em 1075, a igreja já era a maior latifundiária do mundo, tendo adquirido grandes possessões de terra, espalhadas pela velha Europa, provenientes das doações feitas por monarcas poderosos como Pepino, o Breve (pai de Carlos Magno), o próprio Carlos Magno e a condessa Matilde de Toscana (doou tudo para o Vaticano, em troca da promessa de que teria no Céu o privilégio de sentar-se ao lado de Jesus, Maria e dos demais santos).


Naquele tempo, quase todo ouro das nações era carreado para o Vaticano, o tesouro de São Pedro, que acumulava enormes reservas auríferas para serem utilizadas posteriormente nas incrustações e embelezamento dos altares das magníficas catedrais e palácios pomposos. Em 1075, a Cúria Romana enfrentava problemas relacionados a questões de heranças, por parte dos filhos de certos religiosos nos altos escalões da santa Sé. O Papa Gregório VII, temendo um mal maior, resolveu acabar definitivamente com o casamento dos bispos, prelados, e demais clérigos, evitando assim a divisão do Vaticano entre os herdeiros dos tartufos de saia.

O Concílio Leterense confirma então a “Lei do Celibato” para sacerdotes, decretada por Calixto II. É justamente por esse motivo que membros da igreja não podem casar e compor famílias. Resolvemos inserir estas nuanças para explicar que a igreja não tem motivos para proibir o controle da natalidade. O problema anticoncepcional se apresenta a todos os casais que desejam alcançar certo controle da natalidade, pois colocar filhos no mundo sem a condição de criá-los é uma irresponsabilidade social, a não ser que a igreja se comprometa a criá-los. O que tem de criança abandonada para adoção não está escrito em nenhum gibi. Existem métodos seguros da evitar a gravidez indesejada, como também àqueles que são considerados abortivos, como o DIU por exemplo. Contraceptivos.

O DIU é o método contraceptivo mais utilizado no mundo. É um dispositivo geralmente feito de cobre, que é colocado dentro do útero e leva a várias modificações do Útero e da tuba uterina, além de provocar reações que matam os espermatozoides. Existem dois tipos principais: 1) o DIU de cobre, largamente utilizado, disponível no sistema único de saúde; e 2) o DIU com hormônio (um tipo de progesterona), de alta eficácia e que apresenta uma ação especial de alterar o muco do colo uterino, impedindo que os espermatozoides cheguem ao útero.


O DIU é colocado pelo médico, de preferência durante o período menstrual, e apresenta durabilidade de alguns anos (depende do tipo). É extremamente eficaz, sendo que o risco de gravidez é bastante pequeno. Apesar de todo aspecto o mesmo é considerado abortivo. Esponja - uma pequena esponja feita de poliuretano, com espermicida. É descartável e de fácil colocação. Entretanto, é um produto importado e de alto custo. Condom, Camisinha - Existem modelos masculino e feminino (raramente usado). A camisinha masculina é um método bastante utilizado, mas depende de uso correto. A grande vantagem é que, além de proteger contra uma gravidez indesejada, protege contra doenças sexualmente transmissíveis/AIDS. A principal desvantagem da camisinha masculina é a necessidade de colocação durante o ato sexual, antes de qualquer tipo de penetração.


Além disso, requer motivação do casal. Algumas pessoas podem apresentar alergia. A camisinha feminina pode ser colocada bem antes da relação sexual e é mais resistente que a masculina; porém, não é muito estética. Estes métodos não são considerados abortivos. O controle é necessário, pois a mulher que tem filhos todos os anos sofre um desgaste físico e emocional muito grande. Na mai natural do que limitar o número de filhos em função dos problemas de dinheiro, de saúde e de moradia. Aquelas mulheres que tiveram complicações no parto deverão procurar um médico para avaliação e realizar um tratamento muito sério. As mulheres não devem se fiar nos conselhos de amigas, parentes e aderentes, pois um método pode ser eficiente para uma mulher e perigosa para outra.


É importante que se tenha em mente que antes de optar por um método contraceptivo específico, é recomendável que se consulte um ginecologista, que será capaz de avaliar seu caso, já que nem todas as mulheres podem usar todos os métodos disponíveis. Ou seja, existem algumas contraindicações. Além do mais, durante a consulta, o médico esclarecerá suas dúvidas e discutirá com você o melhor método indicado. Em 1968, na encíclica Humanae Vitae, o Papa Paulo Vi pôs em destaque, que a Igreja católica permite o espaçamento dos nascimentos apenas quando existem “motivos sérios, devidos às condições físicas ou psicológicas dos cônjuges, ou circunstâncias exteriores”.


Mas com uma condição, O Papa determinou que para haver esse espaçamento a distinção entre meios lícitos e ilícitos deveriam ser adotados. A igreja exclui formalmente todos os outros métodos de controle da natalidade. Isto é, entre os mais empregados, o coito interrompido, a lavagem vaginal, os preservativos masculinos e a pílula. Este método não foi bem aceito pela comunidade e pelos médicos católicos. Os protestantes são opostos à decisão do Papa Paulo VI, eles acham que distinção entre processos naturais e artificiais é insustentável, pois tendem ao mesmo objetivo a fecundação.


O casal protestante é o único juiz capaz de tomar decisões quanto ao número de filhos que deve e pode gerar. Essas nuanças deveriam ser bastante debatidas e o governo poderia até fazer um plebiscito a respeito, pois a igreja não tem o direito de impor regra à população, mesmo porque as religiões existentes são várias e cada qual com seus ensinamentos e dogmas. Coloco a disposição dos leitores a opinião de que o controle da natalidade é justo para os casais, se a igreja está com a razão e se o governo poderá fazer um planejamento estratégico ou um plebiscito para deixar com o casal o número ideal de filhos.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIR/CE

CARTA DO GEN TORRES DE MELO AOS RESPONSÁVEIS PELA REPÚBLICA.

ATUALÍSSIMO. LEIAM POR FAVOR! DOC. Nº 263-2009

WWW.FORTALWEB.COM.BR/GRUPOGUARARAPES

Estamos retransmitindo esta carta escrita em ABRIL DE 2007. Mais de dois anos são passados e o documento escrito pelo coordenador e aprovado pelo GRUPO é ATUALÍSSIMO. O momento que vivemos é muito mais grave. A candidata do presidente mente
aos borbotões e o presidente chamar seus aliados de JUDAS. JUDAS, esta figura mesquinha da história do mundo, significa falta de caráter, o que se vende por dinheiro, o traidor o que tem sua figura queimada na semana santa para que sua alma seja consumida pelo fogo nas profundezas do inferno. SE NÃO LUTARMOS O BRASIL poderá ir para o INFERNO como é dito na canção popular que afirma: "que tudo vá para o inferno”. CRUPO GUARARAPES - CARTA DO GEN TORRES DE MELO AOS RESPONSÁVEIS PELA REPÚBLICA.
Aos Excelentíssimos Senhores: Presidente da República, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Vereadores, Ministros do STF e dos demais Tribunais Superiores, Ministros de Estado, Juízes, Procuradores e demais autoridades.

Mais um Dom Quixote aparece na história do Brasil. Neste País, todo aquele que sonha, por um Brasil mais ou menos sério, é considerado, no mínimo, um bobo da corte, quando não o alcunham de outros termos mais vulgares. Tal é a degradação existente no Estado Brasileiro que a busca do conhecimento da VERDADE passa por ser considerado um ato de hipocrisia por quem deseja conhecê-la. Vivemos a inversão de valores e tudo passa a ser permissível.
Esse Dom Quixote escreve para todos. Não podemos mais concorrer com Vossas Excelências, pela idade. Tenho 82 anos e correndo para 83. Podem ficar tranquilos. Não estou interessado em direita, esquerda ou centro, nem em qual partido Vossas Excelências se encontram ou no cargo. Estou pensando em ajudar a salvar a Nação que se encontra ameaçada de uma grande ruptura social. Cada um de Vossas Excelências é responsável pelo que poderá acontecer no futuro próximo. O que estamos vivendo? Uma tragédia. Somos todos responsáveis. A sociedade por calar, e Vossas Excelências, em maioria nos diversos campos de atuação, por ficarem silentes, aceitando o crime ou sendo conivente com o crime. No livro A MARCHA DA INSENSATEZ, de Bárbara W. Tuchman, onde se aborda o excesso do poder na base da insensatez política, pode-se vislumbrar o nosso destino, pois todos os casos analisados no livro levam aos grandes desastres da humanidade.

Há crime maior de INSENSATEZ do que a INQUISIÇÃO e o PAPA vestindo-se de general para manter o PODER, a todo custo? Não é o que estamos vivendo no nosso País? Tudo ao PODER, VENDENDO-SE ATÉ A HONRA, é o que se presencia no Brasil de hoje. Vamos aos fatos. Será que os títulos de Vossas Excelências, Meritíssimos, Digníssimos, que os colocam entre os mais altos, acima de tudo, ou no vulgar, habitam o andar de cima, podem conviver com pessoas que praticam o crime, até alguns réus confessos? Ou crime só para os humildes da vida? Não representa isso a promiscuidade que vai degradando o sistema político e jurídico? Será que não temos mecanismos para colocar na cadeia quem conduz dólar na cueca, em mala, mente, suborna, usa o Poder em benefício próprio, declara que falsificou a Constituição, compra consciências etc.? Estamos cheios de processos que se arrastam nos meandros das filigranas jurídicas e, de repente, são presos desembargadores, procuradores, bicheiros e outras autoridades envolvidas nos porões da criminalidade.

Estamos vivendo a época dos AL-CAPONES ou, talvez, pior, e parece-nos que isso não é mais do que a consequência da impunidade. Será que Vossas Excelências não sentem no pulsar do coração, o que o povo sente? O povo esclarecido experimenta nojo, náusea, enjoo, repugnância e asco com esses criminosos enquanto Vossas Excelências, muitas vezes, permitem que eles estejam frequentando o Congresso, os Palácios, as reuniões sociais. Chegou-se ao ponto de degradação social em que, muitas vezes, aqueles que não souberam honrar seus mandatos ou posições conquistadas merecem elogios de autoridades, que fingem esquecer um passado que degradou a sociedade brasileira, para se manterem a qualquer custo no PODER. Será que Vossas Excelências não sabem que gostamos de modismo? Agora vivemos na época dos "apagões". ““ Apagão “elétrico”, “apagão” aéreo e não se fala no mais grave deles que são os “APAGÕES” ético e moral”. Vossas Excelências estão esquecidos que o fundamental do homem público é o exemplo? O melhor exemplo é pregar a VERDADE, SER ÉTICO E SER UM EXEMPLO de DIGNIDADE. Não se pode esquecer que "discursos sobre ética nada valem se a prática é outra". A FALTA DA PRÁTICA DE ÉTICA ESTÁ DEGRADANDO O PAÍS. Será que Vossas Excelências não sabem que nossa juventude se degrada no álcool e nas outras drogas? Será que não sabem que ela está sem esperança no futuro? Será que não sabem que "a juventude é algo que se conquista. E sem um ideal a conquista da juventude é impossível"? Qual é O IDEAL que Vossas Excelências estão transmitindo aos jovens do nosso País? Qual o exemplo que estão mostrando?

Temos que ser sinceros. O que promovem nos indica a prática da degradação moral, onde o fácil, o apadrinhamento e o golpe servem de exemplos. Chegou-se ao fim de uma linha, pois somos governados, em princípio, por MEDÍOCRES. Num opúsculo, escrito aos jovens pelo autor dessas linhas, encontramos: O medíocre é capaz de não se indignar ante uma ofensa, pois não tem honra. Bóvio pintou o HOMEM MEDÍOCRE em maravilhosas letras incandescentes: "é dócil, é acomodado a todas as pequenas oportunidades, adaptadíssimo a todas as temperaturas de um dia variável para todos os negócios". Nós, autores dessas linhas, afirmamos que O MEDÍOCRE é escorregadiço, sem forma, sem ideias, sem caráter, se ajusta de acordo com suas conveniências e não tem o mínimo de personalidade. Afirmar é fácil, mas é preciso que se mostre o que acontece. Será que mudanças de Partido, políticos que da oposição passa a ser governo num piscar de olhos, ladrão chamado ontem, santo hoje, a luta para encobrir apuração da verdade seja qual for à verdade nos parecem indícios graves da presença da mediocridade nos meandros do PODER. Poderia até parar por aqui, mas há dois pontos que penso serem fundamentais: As publicações das revistas semanais e a nossa Receita federal. As revistas semanais, com o sistema investigativo, publicam reportagens que deveriam abalar toda a sociedade brasileira. Ou as publicações são mentirosas e as Revistas deveriam ser processadas pelos que estão envolvidos ou são verdades ditas que deveriam ser apuradas pelos órgãos oficiais do governo. O comum é nada acontecer e vamos vivendo a vida de uma sociedade que aceita o fácil. Assim, marchou-se para a destruição de ROMA, para as sangrentas revoluções francesa, inglesa e russa e outras que trouxeram a morte de milhões de inocentes. Tudo continua no melhor dos Mundos.

Até quando precisamos, urgentemente, de um CÍCERO para repetir: "OS HOMENS SEM LEI SÃO ANIMAIS E, SEM ELA, AS NAÇÕES CAEM NA ANARQUIA". Quanto à nossa RECEITA FEDERAL? Não podemos esquecer que ela é o grande trunfo que podemos ter para restabelecer a VERDADE DA LEI. Ela poderá ser a chave que descobrirá as grandes fortunas que aparecem do nada. O Brasil aguarda que a JUSTIÇA seja feita. Não queremos a perseguição e sim o cumprimento da lei. Todo cidadão brasileiro pode ficar rico, mas não pode passar por cima da sociedade e da lei para assim chegar ao dinheiro podre e às vezes ao Poder. Como pode o cidadão que foi ou é funcionário público e político se tornar da noite para o dia dono de grande fortuna? Chegou a hora de parar. Iremos copiar dois pensamentos que expressam todo um sentimento da Nação brasileira. Palavras de CÉVOLA, o canhoto: "quando uma nação se torna corrupta e cínica, preferindo o governo dos homens e não o governo da lei, é que começou a sua destruição".

VAMOS DESTRUIR O BRASIL ou escrever em letras de forma o que os defensores das TERMÓPILAS inscreveram: "à Esparta que aqui morremos, em obediência às suas santas leis." LEIS AS TEMOS. PRECISAMOS APLICÁ-LAS COM RIGOR! NÃO SE ESQUEÇAM DO QUE AFIRMOU O GRANDE AUGUSTUS: "A LIBERDADE SÓ É UMA COISA BOA QUANDO SE OBEDECE À LEI". NÃO QUEIRAM PERDER A SANTA LIBERDADE!
Fortaleza, 16 Abr 2007
Gen. Div Ref. FRANCISCO BATISTA TORRES DE MELO
Coordenador Geral do Grupo Guararapes.